plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Novas regras de venda de açaí agrada consumidor

A medida que estabelece o prazo de dois meses para que todos os pontos de venda de açaí de Belém e Região Metropolitana se adaptem às novas regras para comercialização do produto agradou os consumidores e os batedores artesanais. A partir de agora, os est

A medida que estabelece o prazo de dois meses para que todos os pontos de venda de açaí de Belém e Região Metropolitana se adaptem às novas regras para comercialização do produto agradou os consumidores e os batedores artesanais. A partir de agora, os estabelecimentos serão obrigados a obter licença para vender legalmente o fruto batido.

No último dia 30, a regra foi estabelecida em uma reunião do grupo de trabalho responsável pela execução do Programa Estadual de Qualidade do Açaí, na sede da Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri). No próximo dia 5, uma nova reunião será realizada já para determinar como será a campanha. Atualmente, existem cerca de sete mil pontos de venda de açaí na capital.

Os vendedores que não tirarem a licença dentro de 60 dias poderão ter seu estabelecimento fechado pela vigilância Sanitária. Valquíria Costa, gerente de um ponto de açaí localizado na feira da 25 de setembro, no bairro do Marco, já tem a licença para vender o produto e aprova a nova medida. “Nós recebíamos constantemente o acompanhamento da Vigilância Sanitária aqui no ponto. Eles nos davam orientações de como manusear o fruto, pegavam amostras para testar a qualidade e explicavam como fazer o licenciamento. Depois que participamos de umas palestras na Sagri, no ano passado fizemos o nosso licenciamento. É importante se licenciar para dar mais credibilidade ao nosso trabalho e respeito dos consumidores. Acho que os batedores devem procurar a Vigilância Sanitária e fazer o licenciamento”, disse a gerente.

Para que os batedores consigam tirar a licença de funcionamento, será exigido que o estabelecimento funcione conforme as regras de higienização, estabelecidas pela Vigilância Sanitária. Será exigido também que o comerciante siga com as técnicas de branqueamento do açaí para reduzir os riscos de contaminação do alimento.

O processo de branqueamento do fruto começa com a escolha dos caroços vendidos no porto. Antes de ser manipulado, o batedor de açaí precisa peneirar o alimento para que o fruto seja separado das impurezas, em seguida deixá-lo por vinte minutos em água contendo hipoclorito de sódio. Após este tempo, mergulhar o fruto em água morna por 10 segundos e deixá-lo de molho em água filtrada.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias