plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Município é opção para turismo ecológico

Conviver com o mangue faz parte do dia a dia da população de Curuçá, no nordeste do Pará. A cidade fica dentro de uma reserva extrativista marinha, a reserva Mãe Grande de Curuçá, considerada um dos maiores manguezais contínuos do mundo, com cerca de 37 m

Conviver com o mangue faz parte do dia a dia da população de Curuçá, no nordeste do Pará. A cidade fica dentro de uma reserva extrativista marinha, a reserva Mãe Grande de Curuçá, considerada um dos maiores manguezais contínuos do mundo, com cerca de 37 mil hectares. No município, há uma gama de projetos que conciliam o turismo ecológico com oportunidade de emprego e renda aos moradores da região.

Os passeios ecológicos incluem almoço de comidas regionais na comunidade, banho de igarapé e praias, passeio pelo mangue e parada para assistir à revoada de gaivotas, maçaricos, garças e guarás. É possível conhecer também a produção artesanal da farinha, uma das bases da economia local. As experiências garantem a interação com a cultura de pescadores, catadores de caranguejo, marisqueiras e pequenos agricultores.

Destaque para as falésias da praia do Sino; a Ilha de Mariteua e a Ilha da Romana. Para entrar em contato com o cotidiano da região, o visitante pode ainda passear pelos manguezais, descobrindo os segredos da pesca artesanal, acompanhar as coletas de turu, mariscos e caranguejo e se hospedar em habitações caboclas, conhecendo seu modo tradicional de vida.

ONDE IR

A praia da Romana, a oito quilômetros do município de Curuçá, é a primeira em mar aberto depois da foz do Amazonas. É um dos pedaços mais bonitos e menos explorados do litoral paraense. São 14 quilômetros de areia branca e dunas.A revoada dos guarás é um espetáculo à parte. Vivem ali pescadores e agricultores habitantes da Reserva Extrativista Mãe Grande.

A comunidade de Recreio (Ilha de Fora) tem suas particularidades: quem a visita pode fazer um passeio de canoa e aprender como os pescadores fazem suas atividades. Mas, se o visitante preferir conhecer mais a ilha, ele poderá fazer um percurso de bicicleta até a comunidade de Arapiranga de Fora, do outro lado da ilha. O rio que fica em frente é a divisão dos municípios de Curuçá e São Caetano de Odivelas.

Curuçá: confira onde ficar e onde comer.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias