plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Empresas de ônibus são punidas por irregularidades

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) puniu sete empresas de ônibus da Região Metropolitana que apresentavam irregularidades. Duas tiveram ônibus lacrados e impedidos de rodar, quatro foram totalmente suspensas das operações p

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) puniu sete empresas de ônibus da Região Metropolitana que apresentavam irregularidades. Duas tiveram ônibus lacrados e impedidos de rodar, quatro foram totalmente suspensas das operações pelos próximos 60 dias e uma delas perdeu três de suas cinco linhas.

Estas suspensões e cassações fazem parte da Operação Corujão, que vem sendo realizada desde 2013. De acordo com a Semob, o objetivo é fazer um raio-x da situação dos ônibus.

SUSPENSAS

As empresas totalmente suspensas de operar pelos próximos 60 dias são: Expresso Michele (linhas Benevides - Presidente Vargas, Benevides São Brás e Benevides Pátio Belém), Alternativa (linhas Itaiteua/Outeiro São Brás), Viaje Bem (Mosqueiro - São Brás) e Via Urbana (Castanheira - Presidente Vargas). Nelas foram encontradas diversas irregularidades técnicas quanto à qualidade da frota, acúmulo de infrações e muitas pendências administrativas e financeiras junto à Semob.

“Elas estavam ferindo vários artigos do regulamento de transporte e não houve outra alternativa senão suspendê-las, para que só retornem a operar se vierem a se regularizar”, justifica Maisa Tobias, superintendente da Semob.

As linhas foram temporariamente assumidas por ônibus das empresas Aerobus, Via Norte e Belém-Rio, sem ônus ao serviço prestado à população, garante a Semob.

PERDA DE LINHAS

Pelos mesmos motivos, a empresa Perpétuo Socorro perdeu duas linhas, a Presidente Vargas e Marex Ver-o-Peso, que passaram a ser administradas pela Viação Rio Guamá. A empresa foi obrigada ainda a compartilhar a operação da Marex-Arsenal com outra empresa, a Monte Cristo.

A Perpétuo Socorro manteve exclusividade na operação apenas da linha Marex-Felipe Patroni.

LACRADAS

As empresas Vip e a Viação Princesa tiveram 29 ônibus lacrados por estarem totalmente fora dos padrões de qualidade e segurança exigidos pela Semob. Muitos veículos estavam em péssimo estado de conservação (em especial com pneus carecas, estofados danificados, motores e suspensão quebrados, com elevador para deficiente físico inativo, pára-brisas trincados, painéis danificados, etc), com documentação irregular e licenciamento vencido. “Geralmente quando está com o licenciamento atrasado é porque está com muita multa. Vamos puxar uma a uma”, diz Márcio Bello, coordenador de fiscalização de Transportes da Semob, à frente da operação.

As duas empresas terão 15 dias para regularizar a situação. Em caso de reincidência, diz a Semob, as empresas podem ser multadas novamente ou sofrer outras medidas administrativas, como a suspensão e a cassação definitiva.

(DOL com informações da Agência Belém)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias