plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Paraíso amazônico oferece várias opções de praias

Maior arquipélago flúvio-marítimo do planeta, banhado pelo Atlântico e pelo rio Amazonas, o Marajó é considerado um paraíso amazônico. São 50 mil quilômetros quadrados de extensão - mais que muitos países da Europa e o equivalente aos estados de Alagoas e

Maior arquipélago flúvio-marítimo do planeta, banhado pelo Atlântico e pelo rio Amazonas, o Marajó é considerado um paraíso amazônico. São 50 mil quilômetros quadrados de extensão - mais que muitos países da Europa e o equivalente aos estados de Alagoas e Sergipe.

Das 12 cidades da ilha, Soure e Salvaterra têm a melhor estrutura turística e acesso mais fácil a partir da capital.Durante o dia, a pedida são as variadas opções de praias.

Em Salvaterra, o turista pode escolher entre a popular Praia Grande, com bares e restaurante em toda a sua extensão, ou a quieta Praia de Joanes. Já em Soure, os banhistas podem optar entre a exótica Praia da Barra Vermelha, a deserta Praia do Araruna ou a Praia do Pesqueiro, com águas mais claras graças a maior influência do oceano Atlântico. À noite, a dica é dar um passeio pelas cidades, que no verão sempre guardam intensa programação cultural.

Soure é uma das opções para os veranistas conhecerem no Marajó. (Foto: Rogério Uchôa)

Em Salvaterra, é possível aproveitar a boa rede hoteleira, restaurantes e pacotes turísticos que garantem aventura e experiências únicas, como o passeio no lombo de búfalo - animal que, aliás, soma na ilha o mais vasto rebanho do país. No Marajó, os búfalos são vistos tanto nas áreas rurais quanto nas urbanas. Os animais são a base da alimentação e gastronomia local, fontes de carne e queijo usados nos pratos populares e mais sofisticados.

Também é possível conhecer o legado artístico e cultural deixado pela civilização marajoara, que habitou a ilha há três mil anos. Aproveite para conhecer réplicas de cerâmicas e assistir a danças tradicionais.

JOANES

Na praia de Joanes, escolha é entre o sossego de suas areias ou a descoberta da história local. Há vilas históricas, como a de Joanes, importante centro de trabalho dos missionários jesuítas, construída no século XVII. No total, são dois quilômetros de extensão paradisíaca, com restaurantes rústicos e hospedagens simples. A praia está localizada a cerca de 15 quilômetros da cidade de Salvaterra, por isso se recomenda alugar uma moto ou ir de bicicleta.

PESQUEIRO

A praia do Pesqueiro é um dos grandes polos turísticos do município de Soure. O acesso é feito por carros particulares - mototáxis, táxis e vans - e leva cerca de 20 minutos. Possui barraquinhas com serviços de bar e restaurante e uma culinária cuja especialidade são os peixes regionais e o caranguejo toc-toc. Com a maré baixa formam-se pequenas lagoas ao longo da praia, dando água rasa e morna para os pequenos. No último fim de semana de julho, é realizado o concurso da Garota Verão de Soure.

Marajó: confira as dicas de como chegar.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias