plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Hortaliças ficaram mais caras no 1º semestre

Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA), a maioria dos produtos “hortis” (hortaliças, verduras e legumes) passaram por reajustes no primeiro semestre de 2014. No comparativo entre junho e maio, para se te

Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA), a maioria dos produtos “hortis” (hortaliças, verduras e legumes) passaram por reajustes no primeiro semestre de 2014.

No comparativo entre junho e maio, para se ter uma ideia, os produtos que apresentaram maiores altas de preços foram: Tomate (kg), com crescimento de 5,19%; Abóbora (kg) com alta de 4,55%; Cheiro Verde (Maço) com alta de 2,26%. Os valores ficaram acima da inflação calculada para o mês, que foi de 0,26%. Alguns produtos, no entanto, tiveram uma queda nos preços: o quilo da Beterraba teve recuo de 11,68%; a Cebola, 3,65% e o Repolho, 2,48%.

Ao longo do semestre, a inflação calculada para o período foi de 3,79%. Os aumentos nos produtos hortis, no entanto, ficaram bem acima da inflação. O quilo do Tomate novamente liderou a lista de reajustes, com alta de 34,68%. Logo em seguida, aparece o maço da Alface, com 32,33%, e o quilo do Repolho, com aumento de 30,17%.

De acordo com o Dieese, as altas foram ocasionadas pela comercialização/importação de grande parte dos produtos, passando pela intermediação e sazonalidade de outros. Esses fatores também explicam os constantes aumentos que a alimentação dos paraenses vem sofrendo.

(DOL, com informações do Dieese/PA)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias