plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Protesto faz governo desistir de entregar gestão

Os protestos contra a decisão divulgada na semana passada pela Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) de entregar o Hospital São Lucas, em Icoaraci - que atende a demanda do Hospital Regional Abelardo Santos (HRAS) enquanto este está sendo reconstruído -,

Os protestos contra a decisão divulgada na semana passada pela Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) de entregar o Hospital São Lucas, em Icoaraci - que atende a demanda do Hospital Regional Abelardo Santos (HRAS) enquanto este está sendo reconstruído -, para uma Organização Social (OS) ainda este mês, bem como a transferência de seus servidores para a Santa Casa de Misericórdia a fim de solucionar a falta de trabalhadores no hospital referência em atendimento de grávidas e recém-nascidos, deram resultado.

O titular da pasta, Hélio Franco, informou ontem, durante reunião convocada pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa e realizada na sede do Poder Legislativo, que a medida foi suspensa e só deve voltar a ser discutida no ano que vem, depois das eleições gerais, se o atual governo for bem-sucedido na tentativa de reeleição.

MANIFESTAÇÃO

Segundo Franco, os protestos dos trabalhadores envolvidos, que chegaram a reunir centenas de servidores em frente ao São Lucas, também na semana passada, para mostrar o descontentamento com o anúncio, motivou o governo do Estado a rever a decisão.
Portanto, o hospital que atende a demanda do HRAS continua sendo de gestão pública e os 483 funcionários que atuam no local não serão transferidos para outro hospital. A reunião foi conduzida pelo deputado Carlos Bordalo (PT), que preside a CDH.

No início da semana passada, uma comissão de funcionários do Hospital Regional Abelardo Santos buscou o DIÁRIO apresentando uma carta que foi entregue à presidência do Conselho Estadual de Saúde denunciando que o mesmo estaria à beira da privatização, e que o seu corpo clínico de 493 servidores seria inteiramente remanejado para a Santa Casa de Misericórdia sem qualquer consulta prévia, deixando-os revoltados.

Hélio Franco confirmou à ocasião ao DIÁRIO que, até o fim de julho, seria realizada uma chamada pública a fim de receber propostas de organizações sociais de todo o país interessadas em assumir os serviços de atendimento materno infantil, pediatria e maternidade oferecidos pelo Hospital São Lucas, e que assim que uma OS entrasse no hospital, o corpo clínico do mesmo, de concursados da Sespa, seria inteiramente transferido temporariamente, de acordo com Franco, para a Santa Casa.

RESUMO

O Hospital São Lucas, em Icoaraci - que atende a demanda do Hospital Regional Abelardo Santos (HRAS) enquanto este está sendo reconstruído, - seria entregue para uma Organização Social (OS) ainda este mês.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias