plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Dieese registra queda na geração de empregos

Segundo uma pesquisa feita pelo Departamento Intersindical de Estudos e Estatística Socioeconômicos do Pará (Dieese/PA), o mês de junho, pela quarta vez consecutiva apresentou perda de postos de trabalho, no comparativo entre admitidos e desligados em Bel

Segundo uma pesquisa feita pelo Departamento Intersindical de Estudos e Estatística Socioeconômicos do Pará (Dieese/PA), o mês de junho, pela quarta vez consecutiva apresentou perda de postos de trabalho, no comparativo entre admitidos e desligados em Belém. O estudo foi realizado com base em informações oficiais do Ministério do Trabalho, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

No mês de Junho foram feitas na região metropolitana de Belém, 8.548 admissões, e 8.569 desligamentos, gerando um saldo negativo de 21 postos de trabalhos com um decréscimo de 0,01% na geração de empregos formais.

No mesmo período em 2013 a capital paraense, também apresentou queda na geração de empregos formais. Foram feitas naquela oportunidade, 8.560 admissões, e 9.110 desligamentos, gerando um saldo negativo de 550 postos de trabalhos.

Segundo o Dieese, entre os setores que apresentaram perda de empregos formais, o setor em destaque foi o comércio, com saldo negativo de 726 postos de trabalhos. O destaque positivo na geração de empregos formais ficou com o setor da construção civil, que teve um saldo positivo de 412 postos de trabalhos, seguido do setor serviço, com saldo positivo de 328 postos de trabalhos.

Em Belém foram feitas no 1º semestre deste ano, 56.162 admissões contra 56.265 desligamentos, gerando um saldo negativo de 103 postos de trabalhos com um decréscimo de 0,04% na geração de empregos formais.

No mesmo período do ano passado, a capital paraense também apresentou queda de empregos formais, pois foram feitas naquela oportunidade 56.534 admissões, e 56.636 desligamentos, gerando um saldo negativo de 102 postos de trabalhos.

Ainda de acordo com as analises do Dieese/PA, no 1º semestre, os setores econômicos importantes da capital paraense apresentaram perdas de empregos formais, com destaque para o comércio, com saldo negativo de 2.388 postos de trabalhos, seguido da construção civil com saldo negativo 419 postos de trabalhos.

Sobre a geração de empregos formais, nas capitais da região Norte no 1º semestre a maioria apresentou saldos negativos de empregos formais, com destaque para Manaus (AM) com a perda de 6.261 postos de trabalhos, seguido de Porto Velho (RO) com a perda de 1.552 postos de trabalhos, e de Macapá (AP) com a perda de 1.164 postos de trabalhos.

Palmas (TO) foi quem apresentou a maior geração de empregos formais, com saldo positivo de 1.984 postos de trabalhos, seguido de Boa Vista (RR), com saldo positivo de 1.271 postos de trabalhos.

Sobre a geração de empregos formais em Belém, nos últimos 12 meses houve crescimento de 0,69% na geração de empregos formais.

Entre as Capitais do país que mais geraram empregos formais nos últimos 12 meses, o maior destaque foi São Paulo (SP), com saldo positivo de 54.087 postos de trabalhos, seguida do Rio de Janeiro (RJ) com saldo positivo de 32.530 postos de trabalhos, Fortaleza (CE) com saldo positivo de 23.798 postos de trabalhos e Brasília (DF) com saldo positivo de 15.546 postos de trabalhos.

(DOL, com informações do Dieese/PA)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias