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Simão Jatene e ORM estreitam parceria

Impossível não reconhecer traços do romance de Mario Puzo, o Poderoso Chefão, quando se analisa a estreita relação entre as Organizações Rômulo Maiorana e o governador do Estado, Simão Jatene (PSDB). As ORM, desde o mandato anterior do tucano, entre 20

Impossível não reconhecer traços do romance de Mario Puzo, o Poderoso Chefão, quando se analisa a estreita relação entre as Organizações Rômulo Maiorana e o governador do Estado, Simão Jatene (PSDB). As ORM, desde o mandato anterior do tucano, entre 2003 e 2006, oferecendo um trânsito livre irrecusável por todos os seus veículos de comunicação, tornou-se a imprensa “chapa branca” de Jatene, ganhando dele em troca muitos e muitos agrados traduzidos em cifrões advindos de anúncios frequentes e caríssimos.

R$ 150 milhões em propaganda do governo

Nos últimos dois meses, talvez de tão fortalecida esteja a relação entre o grupo e o governador, fruto de anos de uma troca tão intensa e lucrativa para ambos os lados, parece não haver mais qualquer pudor por parte das ORM em retribuir tanto apreço dispensado à empresa por parte da administração estadual: achando pouco estampar, em foto, na capa do jornal impresso mantido pelo grupo, O Liberal, 19 vezes entre os dias 1º de maio e 26 de junho, a figura do governador em inaugurações, visitas ao interior e ao exterior e assinaturas de ordens de serviço, fechou o mês encartando, na edição de anteontem do periódico, uma revista “padrão Fifa” sobre o Programa Municípios Verdes (PMV).

São 132 páginas, em papel bom e de impressão cara, de uma “babação de ovo” sem fim a uma gestão que sequer soube explicar direito o que é o tal programa e para que serve - fica o desafio ao leitor de puxar pela memória se já ouviu falar dessa “maravilha” ou se sabe como funciona.

A reportagem pede licença para voltar ao fim do ano de 2013, quando a votação do projeto de lei que acabaria criando o Núcleo Executor do PMV movimentou principalmente a oposição da Assembleia Legislativa. O motivo? Um orçamento altíssimo e muito mal explicado de cerca de R$ 300 milhões, com cerca de R$ 50 milhões destinados somente à publicidade do programa - já sendo gastos, pelo visto.

“Não há qualquer surpresa, nós dissemos naquela época que isso ia acontecer. Esse projeto foi um engodo para trazer mais recursos para a propaganda do governo. Me espanta ver é o silêncio do Ministério Público Eleitoral, tão eficiente para alguns assuntos e para outros tão omisso, já que nós temos uma situação muito clara de propaganda extemporânea e concebida a valores exorbitantes”, analisa o deputado estadual Carlos Bordalo, do PT.

“Não é crime nenhum um veículo de comunicação dar apoio a um candidato, estampar na manchete do seu jornal o apoio declarado. Mas a questão é essa: precisa ser declarado. A população precisa saber que esse apoio tem um valor, quanto ele custa e quem está pagando por ele. É um debate que precisa ser feito inclusive pelo Ministério Público Federal”, corrobora o peemedebista Parsifal Pontes, também parlamentar estadual.

Não é de hoje que o DIÁRIO assumiu o papel de transparecer que os gastos do governo Simão Jatene com publicidade superam, e muito, investimentos em áreas deficitárias e sempre cheias de demanda, como Saúde, Educação e Segurança.

Com a popularidade lá em baixo já há alguns anos - uma pesquisa do Ibope, realizada e amplamente divulgada no ano passado, chegou a apontá-lo como o 5º pior governador do país - em vez de realizar para deixar que suas realizações falassem por si, Jatene, candidato à reeleição, escolheu o caminho mais curto e mais caro para criar um faz de conta que não acontece nem em sonho.

E, para transformar sonho em realidade, ainda que virtual, escolheu o marketeiro de honra do PSDB, Orly Bezerra, que controla com pulso firme o curso do rio de dinheiro que se esvai do cofre estadual em prol de manter a capa que esconde o que realmente sofre a população do Pará todos os dias, todos os anos.

(Diário do Pará)

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