plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Balsa afunda em abandono no Una

Uma balsa que deveria ser utilizada pela prefeitura de Belém para fazer o serviço de limpeza do Canal do Una, na rodovia Arthur Bernardes, no bairro do Barreiro, está parada há anos dentro do canal, sem utilidade.  Um vigilante que faz a segurança da bal

Uma balsa que deveria ser utilizada pela prefeitura de Belém para fazer o serviço de limpeza do Canal do Una, na rodovia Arthur Bernardes, no bairro do Barreiro, está parada há anos dentro do canal, sem utilidade.

Um vigilante que faz a segurança da balsa disse que a embarcação deve entrar em reforma em breve. Enquanto isso, a balsa está deteriorando e o canal continua sem a manutenção devida.

De acordo com os moradores que residem próximo ao local, a balsa estaria com um buraco e, quando o canal enche, a embarcação afunda. “Moro aqui nesse local há dois anos, morava um pouco mais para a frente, mas essa balsa já tem muito mais tempo parada aí. Havia até uns alunos fazendo uma pesquisa aqui nessa área e disseram que iam denunciar, porque está se acabando aí. É o nosso dinheiro que está sendo jogado fora”, disse uma moradora que reside de frente para o canal.

De acordo com a moradora, há algum tempo, algumas pessoas, que ela não soube identificar, foram ao local para tentar tirar a balsa do fundo, mas, ao que tudo indica, a embarcação encontra-se sem condições para voltar a funcionar. “Parece que está com um buraco no fundo. Antes flutuava, mas agora só fica parada. Está apodrecendo”, conta.

Outro morador da área, que vive no bairro há sete anos, disse nunca ter visto a embarcação em funcionamento. “Sempre vejo parada. Nem sei te dizer qual é a função dela. Acho que está até furada, pois está no fundo. Quando o Zenaldo ganhou, pensei que iam ativar ou até retirar daí, porque não tem função nenhuma”, declara o comerciante.

Ninguém soube informar sobre o funcionamento da balsa de limpeza, que era “autopropulsora, portanto sem necessidade de “empurrador” ou “rebocador”, sendo que foram duas balsas autopropulsoras de limpeza entregues pelo Estado à prefeitura de Belém.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saneamento de Belém (Sesan) esclarece que, com relação à balsa, “a Sesan ressalta que ainda na administração anterior o equipamento deixou de operar por falta de manutenção. A Sesan já solicitou uma vistoria na balsa para avaliar os custos de recuperação”, mas a nota não esclarece em que condições de funcionamento recebeu a embarcação da administração anterior.

O descaso, tanto na administração anterior como agora, é tão grande com o equipamento, que a Sesan fez questão de informar que “realizou esse ano a limpeza manual e a dragagem do Canal do Una”, o que caracteriza o desprezo pela importância que o equipamento tem para o serviço, quando até 2005 foi executado o projeto de macrodrenagem da bacia do Una.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias