plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Recicla Pará continua até o dia 29 de junho

Bastam dois minutos e o material que antes iria para o lixo começa a tomar forma de um brinquedo. O pião feito de jornal, palito de churrasco e cola é o principal material procurado pelas crianças que visitam a exposição “Recicla Pará” da fase “Cidade Lim

Bastam dois minutos e o material que antes iria para o lixo começa a tomar forma de um brinquedo. O pião feito de jornal, palito de churrasco e cola é o principal material procurado pelas crianças que visitam a exposição “Recicla Pará” da fase “Cidade Limpa, Agente do Bem”, no Parque Shopping, em Belém. O projeto é uma iniciativa do Grupo RBA e tem como objetivo incentivar as pessoas a reciclarem materiais para reduzir o lixo na cidade e a preservar o meio ambiente.

O trabalho desperta a curiosidade do público que visita a exposição, principalmente das crianças. Ao ver os brinquedos, Elizandra Ellen, de 10 anos, logo se interessou em aprender a fazer o pião e, em poucos minutos, já dominava a técnica de enrolar o palito no jornal, dobrando o papel com cola até ganhar a forma circular do brinquedo. “É fácil. Aprendi rápido”, garante Elizandra. O trabalho encanta até os adultos, que elegeram o “vai vem” como o material mais interessante da exposição. Com duas garrafas pet, argolas e dois pedaços de fio de varal, o brinquedo está pronto para fazer a alegria da dupla que disputa quem resiste mais às idas e vindas do instrumento.

Toda a exposição é composta por material produzido nas escolas públicas e privadas. As oficinas sobre reaproveitamento de resíduos sólidos foram ministradas pela Organização Não-Governamental (Ong) Ação Voluntária em mais de 60 escolas de Belém e Ananindeua durante 15 dias. Segundo a voluntária da Ong, Alessandra de Oliveira, que está no projeto desde o início do ano, nas oficinas os alunos demonstraram muito interesse e alegria em aprender a compor os brinquedos e os demais produtos. O principal objetivo do projeto é fazer com que os estudantes pratiquem a reciclagem no cotidiano. “Em algumas escolas públicas houve caso de alunos que tiveram um brinquedo pela primeira vez”, diz Alessandra.

A exposição conta com um mix de produtos reciclados como vasos, flores, brinquedos, bancos feitos de pneus velhos, castelo de papelão e jardins coloridos feitos de garrafa pet. Na noite de ontem, a novidade da exposição ficou por conta de uma cidade inteira construída de papelão, caixa de fósforo, embalagem de remédio, cola e tinta, uma verdadeira obra de arte estruturada pelos alunos da Escola Virgínia A. Cunha. “É belíssimo, um trabalho educativo e grandioso para a vida dos nossos filhos”, afirmou a empresária Rosana Alves, que levou os filhos e os sobrinhos para conhecer a exposição. O projeto Orgulho de Ser do Pará, fase “Agente do Bem – Cidade Limpa”. tem o patrocínio da Vale, Banco da Amazônia e Marko Engenharia.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias