plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Porto permanece fechado por tempo indeterminado

Os membros do movimento Acorda Marajó decidiram na tarde desta segunda-feira (23) que irão continuar com a interdição da estrada que da acesso ao porto de Camará, em Soure, impedindo o transporte de veículos através das balsas que fazem o trajeto entre Ma

Os membros do movimento Acorda Marajó decidiram na tarde desta segunda-feira (23) que irão continuar com a interdição da estrada que da acesso ao porto de Camará, em Soure, impedindo o transporte de veículos através das balsas que fazem o trajeto entre Marajó e Belém.

A posição foi determinada durante uma assembleia, que também decidiu que o grupo não irá participar de uma reunião marcada pela Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos (Arcon) para a próxima quarta-feira (25), com o objetivo de discutir a situação na região.

A interdição começou na madrugada de sábado (21), como uma forma de protesto contra o reajuste de 18% sobre o preço das passagens dos veículos que circulam nas balsas que aportam no Camará. Segundo os manifestantes, o aumento é abusivo, além de que, como 97% do abastecimento da região é feito por caminhões que utilizam as balsas, diversos produtos, como alimentos e combustíveis, iriam ficar mais caros para o consumidor.

Hoje, a Arcon anunciou que agendou uma reunião para a quarta-feira com usuários, operadores de serviços e o Ministério Público do Pará para tentar resolver o impasse em relação à travessia de balsa.

O órgão ainda afirma que a revisão tarifária foi realizada conforme estabelece a Lei nº 5.922 e aprovada pelo Conselho Estadual de Regulação e Controle de Serviços Públicos (Conerc), e que o ajuste nas tarifas é feito para manter o equilíbrio do sistema, já que as empresas para operar têm uma planilha de custos e de investimentos que precisa ser compensada.

O Acorda Marajó afirma não irá para a reunião, que foi considera por eles como “apenas uma manobra para desestruturar o movimento”. Eles afirmam que não preveem nenhum avanço que pode surgir do encontro de quarta-feira e se recusam a negociar sem que o aumento das passagens sejam revogados.

UMA BALSA PARTIU DO PORTO

Durante a manhã de segunda-feira, o movimento liberou a saída de uma balsa do porto do Camará para Belém. Segundo o Acorda Marajó, a embarcação levou diabéticos, idosos, crianças e acompanhantes, além de pessoas que necessitavam de atendimento médico em Belém.

Ainda segundo o movimento, o direito de ir e vir dos moradores do local e das pessoas que saem de Belém para o Marajó está garantido através dos navios de passageiros, que continuam circulando normalmente.

(DOL com informações de Dário Pedrosa/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias