plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Inflação volta a assustar consumidor

Numa palestra que proferiu para dirigentes e executivos do setor supermercadista no Pará, em evento promovido conjuntamente pela Abras e Associação Paraense de Supermercados (Aspas), o economista Flávio Tayra chamou a atenção para a volta do fantasma

Numa palestra que proferiu para dirigentes e executivos do setor supermercadista no Pará, em evento promovido conjuntamente pela Abras e Associação Paraense de Supermercados (Aspas), o economista Flávio Tayra chamou a atenção para a volta do fantasma inflacionário. Nada parecido, felizmente, com a voragem dos preços que mortificou os brasileiros ao longo de duas décadas, entre 1970 e meados dos anos 1990, mas já suficiente para causar preocupação aos empresários do setor.

Flávio Tayra destacou que, depois de haver alcançado a marca de 12,53% em 2002, a inflação brasileira despencou nos anos subsequentes até chegar a 3,14% em 2006. A partir daí, conforme frisou, a taxa começou a oscilar, quase sempre com viés de alta, mas ainda assim permanecendo sempre em patamares perfeitamente aceitáveis. Nos últimos quatro anos, porém, a inflação tem se situado sempre próxima à casa de 6% ou acima dela. Com justa razão, disse ele, as contínuas remarcações de preços inquietam cada vez mais os consumidores.

O consultor econômico da Abras deu um susto nos executivos mais jovens – moças e rapazes que participaram do encontro – ao fazer um paralelo sobre o comportamento dos preços no período da hiperinflação e nos dias atuais. Entre 2002 e 2013, segundo ele, a inflação acumulada foi de 93,7%. Um número alto, mas não assustador. O espanto veio quando ele citou os números da taxa inflacionária superior a 200 bilhões registrada entre os anos de 1984 e 1994. Em números precisos, foram 200.819.549.765% em apenas dez anos.

Para azar dos paraenses, e dos consumidores da região Norte como um todo, o crescimento dos preços dos alimentos nesta parte do Brasil tem superado com folga o de outras regiões do país. De acordo com o estudo da Associação Brasileira de Supermercados, a inflação da região Norte alcançou no ano passado a taxa de 9,95%, quase o dobro da média nacional, de 5,43%.

Vale ainda notar, conforme assinalou o consultor da Abras, que o comportamento dos preços em 2013 não constituiu um fato isolado. Flávio Tayra disse que, de 2006 para cá, em apenas dois anos a região Norte ficou com inflação abaixo da média nacional – em 2008, com 8,97% (contra 12,75% do Brasil), e em 2011, com 0,96% (contra 3,78 da média brasileira).

Em todos os outros anos, a região registrou taxas inflacionárias sempre superiores, em alguns casos superando por larga margem a taxa do país. Assim aconteceu em 2009, por exemplo, quando os preços subiram aqui 7,18%, enquanto a média nacional se contentou com 0,32%.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias