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Supermercados do Pará lideram no Norte

Com faturamento anual bruto de quase R$ 3 bilhões, o Estado do Pará consolidou, no ano passado, sua condição de líder inconteste do setor supermercadista na região Norte do país. O faturamento nominal dos supermercados paraenses alcançou a casa de R$

Com faturamento anual bruto de quase R$ 3 bilhões, o Estado do Pará consolidou, no ano passado, sua condição de líder inconteste do setor supermercadista na região Norte do país. O faturamento nominal dos supermercados paraenses alcançou a casa de R$ 2,971 bilhões, enquanto o segundo colocado, o vizinho Estado do Amazonas, ficou em R$ 2,592 bilhões. O terceiro colocado na região foi Rondônia, com faturamento de R$ 696,6 milhões.

Os números, levantados em estudo realizado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), mostram que o faturamento nominal do setor supermercadista na região Norte cresceu 8,9% em 2013 na comparação das mesmas empresas constantes nos rankings 2013 e 2014. Em valores reais, o faturamento da região Norte cresceu 2,5% no período, observando-se os mesmos parâmetros de comparação.

A região Sudeste do Brasil responde, isoladamente, pela maior participação (54,1%) no faturamento do setor no país, seguida da região Sul (21,6%), do Nordeste (13,1%) e do Centro-Oeste (6,4%). A região Norte, com 4,7% no ano passado, continua na última posição do ranking nacional.

O quadro parece menos desanimador, pelo menos no que diz respeito ao Pará, quando é feita a comparação entre Estados. Por esse parâmetro, o Pará já ocupa a oitava posição, com 3,6%. No topo da lista está São Paulo, com a impressionante marca de 32,9%. Em seguida, pela ordem, vêm Minas Gerais (10,9%), Rio Grande do Sul (9,4%), Rio de Janeiro (9,1%), Paraná (6,2%), Santa Catarina (6,0%) e Bahia (4,0%). Atrás do Pará, entre outros, estão Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul e Pernambuco.

Para que se tenha ideia da supremacia exercida pelo Estado do Pará no Norte do Brasil, basta dizer que, no ranking dos 40 principais grupos supermercadistas que atuam na região, o Pará ocupa nada menos que 13 lugares. E, mais importante ainda: são paraenses os grupos que ocupam as quatro primeiras posições da lista – pela ordem, Yamada, Líder, Formosa e Nazaré. O quinto lugar ficou com uma empresa do Acre, enquanto o grupo A.R.Filho & Cia Ltda, do Amapá, figurou na sexta posição.

Um dado interessante, revelado recentemente em Belém pelo economista Flávio Tayra, consultor econômico da Abras, diz respeito à participação por seção nos supermercados da região Norte. Segundo Tayra, a “mercearia seca” responde por 21% do faturamento dos supermercados da região. Por “mercearia seca”, explicou o especialista, entenda-se a seção que abrange feijão, arroz, bolacha, biscoitos, açúcar, massas, extrato de tomate, pão, temperos, massas e maionese e mais uma infinidade de produtos.

Já a “mercearia líquida”, que trata de bebidas – alcoólicas e não alcoólicas –, responde por 9,1% do faturamento. Outras seções com forte participação nas vendas são açougue, com 12,8%, frutas, verduras e legumes (9,7%), higiene (8,2%) e limpeza (6,7%). As vendas de comida pronta estão crescendo muito rapidamente, mas ainda têm uma participação modesta no volume total de negócios, situando-se na faixa de 2,8% no ano passado – pouco mais da metade do faturamento registrado pela seção padaria, que foi de 5% sobre o total das vendas de 2013.

(Diário do Pará)

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