plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Empinar pipas requer atenção para evitar perigos

O final do mês de junho e o mês de julho significam para muitas pessoas o período de férias escolares, quando milhares de jovens aproveitam o tempo livre de diversas maneiras, incluindo uma tradicional brincadeira que nunca sai de moda: empinar pipas. Mas

O final do mês de junho e o mês de julho significam para muitas pessoas o período de férias escolares, quando milhares de jovens aproveitam o tempo livre de diversas maneiras, incluindo uma tradicional brincadeira que nunca sai de moda: empinar pipas. Mas a prática requer atenção e cuidados, pois a brincadeira pode ser perigosa se feita em local indevido.

A maior preocupação deve ser sobre o local onde se realiza a atividade, que deve sempre ser longe de fiações elétricas, de preferência em locais abertos, como campos de futebol, praças e praias, e que tenham boa visibilidade. O contato da linha das pipas com a fiação elétrica pode ocasionar diversos acidentes, que incluem desde a interrupção do fornecimento de energia até descargas elétricas que podem ferir ou mesmo matar as vítimas.

No último dia 17, duas pessoas morreram eletrocutadas em Belém pelo contato com cabos de energia expostos. Uma das vítimas foi um garoto de 12 anos que, segundo a Polícia Civil, teve a perna enroscada em um fio de alta tensão que havia sido cortado por um linha de pipa com cerol. O uso do cerol, uma mistura feita com vidro moído que deixa a linha mais cortante, é ilegal.

Segundo a Celpa, apenas nos 15 primeiros dias de junho, foram registradas cerca de 490 interrupções de fornecimento de energia em todo o Pará causados incidentes envolvendo pipas e a rede elétrica, um número 8,1% maior em relação ao mesmo período do ano passado.

Ainda de acordo com a concessionária, em 2013, o Estado registou 2.582 interrupções de energia causadas pelo contato de pipas com a rede elétrica, o que afetou pelo menos um milhão de pessoas, e que o trabalho de manutenção e retirada das pipas da fiação custou pelo menos R$ 170 mil.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias