plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Capanema mantém tradição colorida

É ano de Copa do Mundo e os enfeites de bandeirinhas e pinturas em verde e amarelo dão o tom do evento esportivo pelas ruas de todo o Brasil. No município de Capanema, nordeste do Pará, a população católica se empenha em enfeitar as ruas da cidade com ser

É ano de Copa do Mundo e os enfeites de bandeirinhas e pinturas em verde e amarelo dão o tom do evento esportivo pelas ruas de todo o Brasil. No município de Capanema, nordeste do Pará, a população católica se empenha em enfeitar as ruas da cidade com serragem colorida, que formam imagens alusivas ao dia de Corpus Christi, que é celebrado hoje, 19, numa atividade que acontece há 38 anos.

Os enfeites na cidade começaram a ser feitos na noite de ontem, em frente à Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde idosos, adultos e crianças participam ativamente com as ações de demarcação e desenhos e, por fim, em espalhar as cerca de 10 toneladas de serragem colorida que vão formar um longo e lindo tapete nos 1.300 metros de rua que envolvem o trajeto da procissão que espera reunir mais de 20 mil fiéis.

O enfeite das ruas de Capanema é um evento à parte na procissão do dia de Corpus Christi, mas que também chama atenção de toda a população. “A festividade de amanhã (hoje) já começou com a formação dos tapetes que são feitos com essas serragens coloridas, principalmente para quem participa”, disse o Frei Rodrigo, pároco da igreja de Nossa Senhora de Perpétuo Socorro.Para os fiéis, participar dos enfeites com as serragens coloridas é motivo de prazer não apenas aos capanemenses, mas também por outras pessoas que vem de outros municípios.

É o caso de Adil Rodrigues, 52 anos, que saiu de Igarapé-Açu, município vizinho a Capanema, que faz questão em participar da ação que abre as comemorações de Corpus Christi. “É uma festa bonita que começa desde fazer esses enfeites. Isso motiva a nossa fé e em querer participar desse início”, disse o fiel.

EM BELÉM

Na Arquidiocese de Belém a solenidade acontece com celebrações, procissões, Missas e adorações ao Santíssimo Sacramento em todas as 80 Paróquias da Arquidiocese da capital. A Celebração conduzida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, será na Catedral Metropolitana a partir das 7h, com a procissão saindo da Sé, no bairro da Cidade velha.O bispo auxiliar, Dom Teodoro Mendes Tavares, vai celebrar Missa às 7h, na Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus, na avenida Roberto Camelier, no Jurunas. Em seguida haverá procissão em direção à Igreja de Santa Luzia, na rua dos Pariquis.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias