plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Oriximinaenses rezam para Santo Antônio

Devotos de Santo Antonio de Pádua participaram, ontem à noite, em Belém, da missa solene em homenagem ao santo padroeiro de Oriximiná, região do Baixo Amazonas. A imagem peregrina do santo chegou a Belém, na última segunda-feira, e cumprirá agenda de visi

Devotos de Santo Antonio de Pádua participaram, ontem à noite, em Belém, da missa solene em homenagem ao santo padroeiro de Oriximiná, região do Baixo Amazonas. A imagem peregrina do santo chegou a Belém, na última segunda-feira, e cumprirá agenda de visitações a diversas residências de devotos em Belém.

A peregrinação também ocorre nos municípios da região Oeste e em Manaus, locais onde o santo é muito reverenciado pela comunidade católica. Santo Antonio era franciscano e se tornou o padroeiro de Oriximiná devido à forte presença de freis desta congregação na cidade.

A programação faz parte da preparação dos fiéis ao Círio do município, que acontece no segundo domingo de agosto, mês de nascimento de Santo Antonio. Único círio fluvial noturno, a festa religiosa é esperada o ano inteiro por centenas de fieis que acompanham a procissão à noite em embarcações. A romaria fluvial sai de uma localidade ribeirinha de Oriximiná, percorrendo diversas comunidades no Rio Trombetas até chegar em frente à cidade, onde a imagem é recebida e conduzida em romaria terrestre até a igreja matriz do município.

Este é o segundo ano em que a imagem peregrina de Santo Antonio percorre bairros de Belém. A missa foi celebrada na Igeja dos Capuchinhos pelo padre Idamor, que também é de Oriximiná. Para ele, o objetivo da vinda da imagem de Santo Antonio de Pádua é congregar a comunidade oriximinaense que mora na capital, possibilitando aos devotos reviver a grande festa do município.

Segundo a coordenação de peregrinação, a idéia de trazer o santo a Belém partiu dos próprios oriximinaenses que desejavam ter a imagem mais perto. A peregrinação será até o dia 28 de junho, depois a imagem do santo padroeiro retorna ao município de origem. Hoje, haverá uma sessão especial na Assembleia Legislativa do Pará em comemoração ao santo. Já no dia 20, acontece a grande missa solene ma Igreja das Mercês, celebrada pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias