plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Restituição do IR poderá ser bem aplicada

Com o depósito do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2014 já na conta dos contribuintes, é necessário ter prudência e planejamento para identificar a forma mais vantajosa de aproveitar o dinheiro extra. Segundo estimativ

Com o depósito do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2014 já na conta dos contribuintes, é necessário ter prudência e planejamento para identificar a forma mais vantajosa de aproveitar o dinheiro extra. Segundo estimativas da Receita Federal, cerca de 1,3 milhão de contribuintes receberão R$2 bilhões pelo Fisco.

Presidente da DSOP Educação Financeira e autor de livros na área, Reinaldo Domingos acredita que o ideal é que o benefício sirva para ajudar na realização de algum desejo do contribuinte. “Esse é um dinheiro que não faz parte do cotidiano, então não deveria ser repassado para fins do dia a dia, e sim para alcançar um desejo. Se deixar o dinheiro na conta, ele vai acabar entrando na rotina do dia a dia.”, orienta, ao apontar que as situações diferem de acordo com a situação financeira do contribuinte. “Para quem não tem dívidas, esse é um bom dinheiro para investir”.

ENDIVIDADOS

Segundo o educador financeiro, quando a situação financeira não está equilibrada, ainda há os que conseguem manter um controle sobre as dívidas e os que já estão em condição de inadimplência.

Nesses casos, Reinaldo Domingos orienta que o dinheiro da restituição seja usado não apenas para quitar as dívidas, mas também para modificar o comportamento do contribuinte. “Quitar a dívida seria o caminho mais curto, mais óbvio, mas talvez o mais errado. Se a pessoa apenas quitar a dívida, mas não mudar o comportamento, não mudará a causa do problema”, explica. “Essa utilização só é vantajosa quando a pessoa faz uma faxina financeira na vida, porque, se ela está nessa condição, é muito provável que ela esteja gastando mais do que ganha. Quando a pessoa começa a ter um controle da situação, aí sim usar esse dinheiro para quitar uma dívida tem
sentido”.

COMO USAR

Ainda para os que mantêm uma situação financeira equilibrada, ele orienta que use o montante de forma consciente. “Assim como o dinheiro entrou, pode sair com a mesma velocidade. Por isso, o recomendável é tirar esse dinheiro de giro e usar para a realização de um sonho ou um desejo”, reforça.

“Mas também é necessário ter atenção à restituição, que pode ser objeto de malha fina. É preciso tomar cuidado, porque pode ser que ele não venha com tanta facilidade. Se houver alguma divergência de informações da declaração e da empresa em que o contribuinte trabalha, por exemplo, pode-se levar à malha fina”.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias