plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Professores interditam a BR-155 em Xinguara

Os professores da rede municipal de Xinguara, que estão em greve, interditaram a rodovia BR-155, na entrada da cidade, na manhã desta quinta-feira (22). O protesto é para exigir o reajuste salarial de 9%, porém, a prefeitura oferece 4%. A categoria afirm

Os professores da rede municipal de Xinguara, que estão em greve, interditaram a rodovia BR-155, na entrada da cidade, na manhã desta quinta-feira (22). O protesto é para exigir o reajuste salarial de 9%, porém, a prefeitura oferece 4%.

A categoria afirma que a prefeitura alega não ter condições de conceder o reajuste salarial exigido pela classe, pois estaria gastando 99% dos recursos do FUNDEB com folha de pagamento. Os professores, por sua vez, discordam da versão do poder público.

Eles lembram que, além do FUNDEB, o município também tem que investir 25% do orçamento do município em Educação. Os grevistas afirmam ainda que existem pessoas recebendo pagamento com dinheiro do FUNDEB, sem ser professor, o que é ilegal.

Diante dessa denúncia, o Sindicato dos Trabalhadores na Educação Pública do Pará (Sintepp) quer ter acesso à folha de pagamento, entretanto, as informações ainda não foram repassadas.

A contratação de professores para substituir os grevistas também está deixando a categoria revoltada. Além do anúncio de que será aberto um processo administrativo disciplinar para exonerar os trabalhadores grevistas.

De acordo com a prefeitura do município, os professores não têm motivos para reclamar, pois recebem salários acima do piso nacional e com vencimentos em dia.

O Sintepp encaminhou ao Tribunal de Justiça do Estado do Pará, na terça-feira (20), pelo juiz da Comarca de Xinguara, José Admilson Gomes, um documento que objetiva impedir que a prefeitura cumpra a recomendação de contratar professores para substituir os grevistas, que foi dada pelo promotor de Justiça de Xinguara, Renato Belini.

(DOL com informações de Chagas Filho/Marabá)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias