plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Procissão Luminosa reúne 250 mil fiéis em romaria

Cerca de 250 mil pessoas saíram às ruas de Belém, na noite desta segunda-feira (12), para acompanhar a tradicional Procissão das Velas, também conhecida como Procissão Luminosa. A romaria é a parte mais importante da Festividade de Nossa Senhora de Fátima

Cerca de 250 mil pessoas saíram às ruas de Belém, na noite desta segunda-feira (12), para acompanhar a tradicional Procissão das Velas, também conhecida como Procissão Luminosa. A romaria é a parte mais importante da Festividade de Nossa Senhora de Fátima, iniciada no dia 1º de maio. Durante a procissão um aparato de segurança integrado por homens da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu, Detran e Semob, além de guardas de diversas paróquias de Belém, garantiam a organização e a segurança do translado.

Os devotos lotaram o Santuário de Fátima desde cedo para a missa celebrada pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira. Às 18h45, teve início a procissão que percorreu as ruas Antonio Baena, Alcindo Cacela, Domingos Marreiros, Castelo Branco, Boaventura da Silva e José Bonifácio. Uma forte chuva caiu sobre a cidade durante o trajeto, que levou cerca de duas horas. De sombrinha nas mãos, os fiéis não desanimaram e prestaram homenagens a Nossa Senhora. “A chuva já faz parte da romaria, ela nos abençoa e leva as impurezas da alma”, disse a educadora Janete Martins.

A devoção por Nossa Senhora de Fátima iniciou em Belém, em 1966 por um pequeno grupo de senhoras que visitavam as famílias do bairro levando a imagem da Santa. Em contato com a festividade da padroeira em Portugal, onde a programação já existia há quase 50 anos, o então padre, José de Freitas, trouxe a experiência da Procissão das Velas para Belém que, nos primeiros anos, ocorreu de forma bem tímida.

Foi em 1981, com a fundação da paróquia de Fátima, que o trajeto começou a reunir um grande número de pessoas. Em 1996, o padre José Maria Ribeiro, constatando o grande número de fiéis, decidiu mudar o trajeto, da Basílica para a igreja santuário.
Hoje, a procissão é considerada a segunda maior do estado depois do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Após a procissão, o carro da Polícia Federal que conduzia a berlinda com a imagem da Santa padroeira, adentrou a Praça do Santuário, onde a imagem foi recebida com honras de Estado pela Academia dos Catetes da Polícia Militar.

Segundo Dom Alberto, a Procissão das Velas representa a devoção do povo paraense por Nossa Senhora de Fátima. “Nossa Senhora foi a pessoa que mais seguiu Jesus de perto. As velas acesas são um sinal de fé”, lembrou o arcebispo.

Ao explicar a grandiosidade da procissão, Dom Alberto afirmou que a devoção é uma característica dos paraenses, por isso o crescimento da romaria a cada ano. “Nosso Estado não existe sem fé, sem devoção”

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias