plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Belém na linha vermelha no trânsito

Há um ditado popular que diz: a pressa é inimiga da perfeição. Mas, quando se trata de trânsito, a pressa pode ser inimiga da sua vida. Dar aquela aceleradinha quando se avista o sinal amarelo pode até lhe fazer chegar mais rápido ao compromisso, mas

Há um ditado popular que diz: a pressa é inimiga da perfeição. Mas, quando se trata de trânsito, a pressa pode ser inimiga da sua vida. Dar aquela aceleradinha quando se avista o sinal amarelo pode até lhe fazer chegar mais rápido ao compromisso, mas também pode te fazer passar no sinal vermelho, o que é uma infração grave e um comportamento de condutores que não pensam de forma defensiva e tampouco na coletividade. Sim: ultrapassando o sinal, você também está se colocando além da linha divisória da escolha entre a civilidade e a barbárie, entre fazer de seu carro uma arma ou cuidar de você e dos outros nas ruas, entre viver, matar ou morrer. “Ao avançar o sinal vermelho o condutor está se expondo a um risco muito grande de colisões, de atropelar alguém, bater em motos, que geralmente saem primeiro, ciclistas, pedestres e até mesmo de cometer acidentes com vítimas fatais”, ressalta o especialista em trânsito Rafael Cristo.

O Código de Trânsito Brasileiro não menciona nada a respeito da luz amarela, mas no anexo II da Resolução 160 do Conselho Nacional de Trânsito é ressaltado que o sinal indica atenção: ao contrário do que muitos fazem, o motorista deve na verdade parar o veículo - salvo se isto resultar em situação de perigo. No entanto, há uma cultura de que o sinal amarelo é para seguir, o que é errado. “Pisar no acelerador quando detecta o sinal amarelo é um comportamento mais característicos da cidade de Belém mesmo, e que não vemos muito em outras cidades, o comportamento é um grande risco para o condutor e para outras pessoas, já que ele pode ocasionar um acidente se acabar passando no vermelho”, diz Rafael Cristo.

ROLETA RUSSA DIÁRIA

Apesar de ser uma das infrações mais perigosas do trânsito, e uma das que mais vítimas faz, o avanço de sinal é campeão de multas na capital, segundo dados da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob). Só em 2013, um total de 31.740 notificações do tipo foram aplicadas pela Semob. Em Belém a infração liderou o ranking das cinco maiores faltas no trânsito.

Em bairros onde os riscos de crimes e violência urbana são maiores, é comum que os motoristas avancem o sinal vermelho, alerta Rafael Cristo. Mas mesmo nestes casos, o comportamento ainda é um grande risco e caracteriza uma infração. “Avançar o sinal vermelho à noite continua sendo infração. Até porque se fosse aberta uma exceção para isso, você acabaria condicionando o motorista a avançar o sinal vermelho”, explica o especialista. Ele lembra a resolução 160 do Conselho Nacional de Trânsito prevê que à noite, substituindo os faróis vermelhos, os semáforos fiquem em alerta piscante amarelo, para que os motoristas ultrapassem os cruzamentos com cuidado. Neste caso, a preferência é sempre de quem vem a direita da mão do condutor. Portanto, não há justificativa que autorize o condutor a passar o sinal vermelho, em hipótese alguma.

CIDADE INTELIGENTE

O semáforo surgiu nas esquinas movimentadas da Londres do século 19. Nasceu em dezembro de 1868, para ordenar o fluxo de trânsito. De lá pra cá, ele se multiplicou em diversos cruzamentos do mundo levando uma linguagem universal e organizando o fluxo de carros. Mas o aumento da frota e o estilo de vida da população cada vez mais intenso pede por adaptações aos semáforos para que facilitem a vida do condutor, garantindo a segurança. “O ideal seria que tivéssemos investimentos em tecnologia de informação para a regularização semafórica em sincronia com imagens, como já é feito em São Paulo. São infovias em que câmeras auxiliam quando está congestionado, liberando o sinal verde conforme a necessidade da via”, explica Rafael.

O motorista consciente sabe que o ato dirigir traz consigo a responsabilidade de zelar pela sua vida e pelas de outras pessoas da comunidade. Sammy Guimarães preza pela segurança não somente dela mas de todos ao seu redor. Acredita firmemente que o sinal de trânsito garante realmente a segurança dos motoristas no trânsito. E mesmo à noite, ou quando está em lugares que sabe que ficar parada no sinal pode ser um risco à sua segurança, Sammy tem suas técnicas para evitar cometer a infração. “Nestes casos, quando observo que o sinal a frente está vermelho ou amarelo, eu vou diminuindo a velocidade desde antes, para evitar ficar totalmente parada na rua.

Quando o sinal fica verde, eu retomo a velocidade e sigo. Mas ainda assim procuro jogar luzes e buzinar ao passar no cruzamento para prevenir alguém que esteja avançando o sinal”, explica a engenheira.

O analista jurídico Fábio Maia diz que prefere não se arriscar: nunca para em um sinal vermelho quando está em locais perigosos ou à noite. “Não paro porque tenho medo de ser assaltado. Sei dos perigos mas procuro ver o que é mais seguro para mim”, admite o analista. Ele argumenta: em lugares inseguros é melhor pegar uma multa do que correr o risco.

Rafael Cristo, porém, contra-argumenta: os sinais devem ser respeitados sempre justamente porque fugir de um risco não justifica criar outro para si e para outros condutores. “Avançar um sinal vermelho é uma infração gravíssima e o condutor perde sete pontos na carteira, além de ser multado em R$ 191,12. Mas pior que isso é o risco de provocar acidentes”, alerta o especialista.

PELA VIDA

Mônica Vila Nova é mãe de duas filhas, uma de 7 anos e outra de 10 meses, e sabe da responsabilidade de cuidar da vida de quem ama. “No trânsito eu sou muito prudente, principalmente por causa das duas vidas que eu carrego comigo, que são as minhas filhas. Eu não avanço sinal vermelho e não passo quando o sinal está amarelo. A cidade está muito violenta e você tem que dirigir por você e pela pessoa que está ao seu lado, na sua frente, atrás de ti... Estar sempre alerta, portanto, e todo cuidado, é pouco”, explica.

Mas a atitude da técnica de enfermagem nem sempre foi essa. “Já fui de correr muito, de avançar sinal vermelho e sair costurando no trânsito. Quando amarelava eu pisava o acelerador e passava mesmo”, explica Mônica. Hoje ela acredita que essas atitudes estavam longe de ser uma vantagem. “Na realidade, vi que a imprudência não ajuda em nada. Você acha que ultrapassando o sinal vermelho ou o amarelo vai chegar mais rápido, mas não é o que acontece. O trânsito é complicado em todas as vias. Então todas essas imprudências podem ser um risco que acaba não ajudando em muita coisa”, alerta.

Quem anda pelas ruas já sabe como é comum encontrar alguém ultrapassando o sinal ou cometendo alguma infração esquinas após esquinas. Por isso mesmo, o especialista Rafael Cristo ressalta que hoje já é preciso atenção redobrada até mesmo quando você cumpre todas a regras do trânsito. “Devido a grande incidência de pessoas que avançam o sinal vermelho, a dica é que mesmo com sinal verde as pessoas aguardem pelo menos cinco segundos para cruzar com mais segurança”, alerta o especialista.

Mônica também aposta na prudência em defesa da vida. “Eu acho muito melhor e mais seguro respeitar o sinal. Assim você chega tranquilo e sem problemas ao seu destino”, assegura a mãe.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias