plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Alunos estão sem aula há um mês em Barcarena

Os alunos das escolas municipais de Barcarena, na Regional Baixo-Tocantins, estão sem aula devido à greve dos professores, que completa um mês nesta quinta-feira (21). De acordo com a coordenadora geral do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública

Os alunos das escolas municipais de Barcarena, na Regional Baixo-Tocantins, estão sem aula devido à greve dos professores, que completa um mês nesta quinta-feira (21).

De acordo com a coordenadora geral do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Pará (Sintepp) em Barcarena, Vera Campos, a greve é para cobrar os direitos da categoria. “Não estamos fazendo nada de errado. Estamos apenas cobrando nossos direitos, o pagamento do piso salarial nacional e melhores condições e estrutura para os alunos”, explica. A greve foi deflagrada no dia 19 de março e iniciou no dia 24.

Ela explica ainda que a greve foi deflagrada devido o não cumprimento da prefeitura de Barcarena, nos acordos feitos durante a greve de 2013, que durou três meses. “Quando a greve acabou ano passado ficou acordado que teria eleição direta para escolha de diretores, não teria perseguição com os professores, não iriam mexer no nosso Plano de Cargos e Carreiras, iam reformar as escolas e melhorar o transporte e a merenda dos alunos. Eles acordaram também que iam pagar o retroativo de 2013, as horas/atividades dos professores, as gratificações, entre outros, e nada disso está sendo feito”, garante Vera.

A coordenadora do Sintepp diz ainda que a prefeitura não quer mais conversar. “A secretária de administração de Barcarena, Leila Marques, disse que não teria mias conversa e que essa situação seria resolvida na justiça”. Com a greve, mais de 20 mil alunos estão sem aulas.

Para Odilene Pereira, mãe de uma aluna da escola municipal, a situação é de desespero. “Minha filha fica perguntando quando as aulas vão voltar. Estamos com medo dela perder o ano letivo por causa da greve, e eu fico muito preocupada com isso. Já pensei até em fazer um grande esforço para pagar uma escola particular, para que ela estude”, desabafa.

O DOL entrou em contato com a Prefeitura de Barcarena, por telefone e email, e aguarda retorno.

MANIFESTAÇÃO

Os professores do município de Barcarena irão participar, nesta quinta-feira (24), de um ato público em frente a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). “A maioria dos professores são da rede estadual e municipal. Iremos nos juntar com os outros professores, para chamar a atenção para a situação da educação em Barcarena”, explica Vera Campos.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias