plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Cheia pode gerar prejuízo de até 40% no comércio

É quase impossível de não admirar-se com a exuberância do rio Tapajós que se vê na frente de Santarém. Mas essa imponência e os barulhos do rio batendo no cais estão causando preocupação aos comerciantes do centro comercial, que tem sérios prejuízos com a

É quase impossível de não admirar-se com a exuberância do rio Tapajós que se vê na frente de Santarém. Mas essa imponência e os barulhos do rio batendo no cais estão causando preocupação aos comerciantes do centro comercial, que tem sérios prejuízos com a cheia do rio nesta época do ano.

Com os números apontando uma cheia comparável a de 2009, esse prejuízo pode ter um resultado impactante no setor comercial da cidade. Em fevereiro, as entidades comerciais reuniram com representantes do poder público municipal e a Defesa Civil Estadual, para debater as medias a serem tomadas para amenizar os efeitos negativos no setor comercial com a submersão de lojas por conta da cheia.

"Ao que tudo indica a cheia vai ser igual ao ano de 2009, quando o comércio, principalmente as lojas próximas do cais ficaram submersas, isso afetou muito o comércio. Por conta disso, estão sendo tomadas providências preventivas pelo poder público”, analisou o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces), Alberto Oliveira.

Em uma comparação imediata, Oliveira conclui que esse prejuízo pode chegar a R$156 milhões. “Com alguns dados obtidos pela Receita Federal, considerando os impostos arrecadados, chegamos a essa queda de 40 % nas vendas, o que é bastante considerável. Além dessa queda, existe o risco das doenças, que podem ser transmitidas com a água acumulada”, diz Oliveira. Em alguns pontos do cais de arrimo verifica-se que a água do rio está vazando para a avenida.

Bombas de sucção tentam amenizar o alagamento. Crédito: Raphael Ribeiro

No Mercado Modelo, algumas lojas já foram atingidas pela cheia. Lá, onde até agora é o local mais crítico, foi instalado uma bomba de sucção para jogar a água de volta ao rio, até agora foi a única instalada, mas já foram solicitadas mais duas para escoar as vazamentos antes que invadam outros pontos da avenida Tapajós. Uma próxima ao Mercadão 2000 e outra na Praça Rodrigues dos Santos. A madeira beneficiada para a construção das pontes, que passarão por entre as lojas do centro comercial, já foi garantida pela prefeitura municipal e é bem provável que se necessite usá-la.

“Diferente do ano de 2009, quando as ações foram tomadas quando as águas invadiram as ruas, agora queremos que sejam tomadas ações preventivas. Acreditamos que se a água continuar subindo até o final de abril, ela pode chegar em pontos da orla da cidade onde existem muitas lojas”, afirma Alberto.

O prejuízo nas vendas que ocorreu para o comércio no ano de 2009 chegou em torno 40%. Este ano foi encomendado um estudo para servir como base nas ações da Defesa Civil Municipal que ficará pronto esta semana. A ideia é se proteger dos prejuízos que a cheia pode causar este ano à economia no setor comercial da cidade.

(DOL, com informações de Raphael Ribeiro)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias