plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Produtor garante conservar pupunha por anos

Fruta típica do Pará, a pupunha agora pode ser conservada e consumida depois de anos, garantindo renda extra aos produtores no período entressafra. A descoberta foi feita em Santarém, oeste paraense, por um produtor de goiaba e acerola.  Jaime Caliman ga

Fruta típica do Pará, a pupunha agora pode ser conservada e consumida depois de anos, garantindo renda extra aos produtores no período entressafra. A descoberta foi feita em Santarém, oeste paraense, por um produtor de goiaba e acerola.

Jaime Caliman garante que a pupunha pode ser conservada o tempo que for necessário, através de congelamento. “Eu estava dentro do supermercado e vi uma macaxeira congelada para se manter por mais tempo, foi a partir daí que tive a ideia de congelamento da pupunha. Quando comecei, eu tirava o fruto do talo e congelava, de outra forma eu cortava os talos, mas deixava o fruto junto, com esses dois modos, sem a plastificação, infelizmente nenhum método deu certo”, contou o produtor.

O produtor resolveu fazer uma pequena plantação de pupunha em seu terreno, em janeiro do ano passado, quando fez a primeira experiência. Apenas um detalhe determinou o sucesso da experiência: “peguei a pupunha, coloquei num saquinho e vedei. Guardo no congelador na temperatura de 10 graus negativos”, revelou.

Ao invés de manter o fruto no talo, o segredo é a temperatura que garante a qualidade e o sabor do fruto: 10 graus negativos.

Jaime Caliman garante qualidade na pupunha congelada. Foto: Divulgação

Alimento nativo da região amazônica, a pupunha é bastante apreciada. A planta é encontrada no Brasil e em outros países que fazem parte da Amazônia, tais como Peru, Bolívia e Equador, que se interessam principalmente pelo palmito. Já o hábito de comer pupunha cozida - de preferência acompanhada por um café - é genuinamente paraense.

Para atender esse gosto, não falta variedade. Embora de todas as cores e tamanhos, a produção não é em grande escala e a safra dura apenas três meses. Caso o método de Caliman seja disseminado entre os produtores de pupunha, os paraenses não precisam esperar meses para consumir novamente e podem, inclusive, levar o fruto para outros estados, como é feito com o açaí.

(DOL com informações da Sucursal Santarém/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias