plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Diário Contemporâneo anuncia vencedores

O Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia realizou na noite desta terça-feira,22, a premiação dos vencedores da 5ª edição/2014. Este ano, a principal surpresa foi o grande número de trabalhos inscritos, que pulou de 300 para 518. Aberto a todos os artis

O Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia realizou na noite desta terça-feira,22, a premiação dos vencedores da 5ª edição/2014. Este ano, a principal surpresa foi o grande número de trabalhos inscritos, que pulou de 300 para 518. Aberto a todos os artistas brasileiros, o Prêmio selecionou os 30 melhores trabalhos que conseguiram transmitir a mensagem do artista e a relação da fotografia com a arte.

O que norteou o resultado final da Mostra foi a livre experimentação do artista no amplo território da fotografia. Os três primeiros colocados foram os artistas fotográficos Alberto Bitar, paraense que venceu o Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia; a paulista Yukie Hore, vencedora do Prêmio Diário Contemporâneo; e Diego Bresani, do Distrito Federal, vencedor do Prêmio Diário de Fotografia. Cada um deles foi premiado com R$10 mil. Os artistas selecionados participam da Mostra V Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, na Casa das Onze Janelas até o dia 22 de junho. A visitação acontece diariamente das 10h às 18h com entrada franca.


O Prêmio é promovido pelo jornal Diário do Pará e conta com o patrocínio do Shopping Pátio Belém e Vale, além das parcerias da Casa das Onze Janelas, do Sistema Integrado de Museus/ Secult-PA e do Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA).

O curador do Prêmio, Mariano Klautau Filho, destacou o crescimento do Prêmio nos últimos cinco anos, creditando o aumento da participação dos artistas ao reconhecimento da seriedade da premiação, à amplitude dos trabalhos, uma vez que este ano não foi proposto um tema específico, às oportunidades dadas aos artistas de não restringir a quantidade de trabalhos apresentados, assim como a chance de todos terem os seus trabalhos publicados em um livro, que reunirá todo o acervo do Prêmio.

O diretor-presidente do Diário do Pará, Jader Filho, explicou que o Prêmio surgiu com o objetivo de valorizar a fotografia e os artistas fotográficos paraenses que não tinham um espaço para promover seus trabalhos, tendo que se deslocar para outros Estados. Jader Filho agradeceu em particular aos patrocinadores, como a Vale e o Pátio Belém, sem os quais o Prêmio não seria possível, e ao destacar o crescimento nacional do Prêmio.

O diretor do Diário do Pará lembrou que a Mostra Fotográfica deve receber a visitação de cinco mil crianças de escolas públicas e privadas de Belém. Segundo ele, os países desenvolvidos investem em cultura e que o Prêmio pode contribuir para a formação de uma futura geração de artistas. “Ao investir no acesso à cultura fotográfica dessas crianças, o Prêmio cumpre um papel social de educar, de levar cidadania e de, quem sabe, formar novos artistas paraenses”, destacou.

O Diretor de Relações Institucionais e de Comunicação da Vale, Paulo Ivan Campos, disse que o incentivo à produção cultural do Estado tem sido uma das prioridades da empresa e que incentivar os artistas contribui para o desenvolvimento do Pará. “É, sem dúvida, uma premiação que merece crescer cada vez mais e que terá todo o nosso apoio pelo mérito que tem de promover mais cultura”, concluiu.

Paulo Campos: produção cultural do Pará é prioridade da Vale (Foto: Marco Santos/Diário do Pará)

OS PREMIADOS

Alberto Bitar – Prêmio Diário do Pará
Apresenta um olhar intenso sobre a realidade das ruas. O trabalho “Bank Blocks” faz referência ao termo Black Bloc, tática de protesto de rua que visa atacar símbolos capitalistas como forma de protesto. O artista encontrou nos bancos algo diferente na paisagem urbana, estranho pelo ineditismo e normal por ser tão comum em tantos pontos da cidade.

Diego Bresani – Prêmio Diário de Fotografia
Com a série “Ao Lado”, o artista revela cenas da vida cotidiana de Brasília, onde nasceu, com as quais se depara constantemente. Os flagrantes registrados quando se desloca pela cidade são reencenados por ele com atores e atrizes que voltam ao lugar original e recriam as cenas de fora de suas cronologias originais.

Yukie Hori – Prêmio Diário Contemporâneo
“Dedicatórias” é uma série de cinco crônicas de três ou duas imagens, tomadas entre 2008 a 2013 em viagens da artista ao Japão. Influenciada pela arte e cultura japonesas na prática artística, a artista apresenta imagens produzidas sem o comprometimento anterior ao registro.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias