plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Devotos homenageiam São Jorge em Belém

A comunidade católica comemora hoje o dia de São Jorge, também conhecido como o santo guerreiro. Em Belém, os devotos homenageiam o santo na Paróquia de São Jorge, localizada na avenida Dalva, no bairro da Marambaia, com a missa solene que será celebrada

A comunidade católica comemora hoje o dia de São Jorge, também conhecido como o santo guerreiro. Em Belém, os devotos homenageiam o santo na Paróquia de São Jorge, localizada na avenida Dalva, no bairro da Marambaia, com a missa solene que será celebrada pelo novo bispo auxiliar de Belém, Dom Irineu Roman, às 10h. A partir das 20h, uma procissão em torno da igreja será realizada, onde são esperados cerca de dois mil fiéis.

São Jorge é considerado o santo que representa a força de Deus na luta dos excluídos e marginalizados da sociedade. Por isso, o tema do evento deste ano é “Com São Jorge na luta contra o tráfico humano”, baseado na campanha da fraternidade deste ano. “O tráfico humano é algo bastante real no mundo, por isso a temática de combate a esse problema. São Jorge é a inspiração no enfrentamento disso, assim como das lutas vividas por todos nós”, disse o pároco, padre Gilvan.

FESTIVIDADE

Além disso, a organização da paróquia realiza desde o último dia 20 a festividade em homenagem ao santo guerreiro, que se estenderá até o próximo dia 29. Durante este período, serão realizadas várias atividades, como vendas de comidas típicas, passeios ciclísticos, caminhadas, concurso de fotografia e
arraial.

O dia de São Jorge também é celebrado pelos umbandistas, mas, nestas celebrações, o santo é conhecido como Ogum, o orixá da guerra. A data será comemorada pela União Religiosa dos Cultos Umbandistas e Afro-brasileiros do Pará (Urcabep), a partir das 20h, na sede localizada na passagem Bugarim, no Guamá, uma tradição de 54 anos.

Ogum é considerado o protetor dos desfavorecidos, em especial das famílias, e propagador da paz. “Ogum é nosso protetor. Ele luta pelas famílias, pelos oprimidos e pela paz mundial, como grande guerreiro que é”, conta Orlando Bassu, presidente do conselho da Urcabep.

As homenagens começaram ontem com oferendas ao santo. Na noite de hoje, um banquete será realizado em homenagem a Ogum, onde são esperadas cerca de 300 pessoas. “Nossa comunidade estará presente em grande número para comemorar o santo guerreiro que luta pela paz de todos os seus filhos”, conclui.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias