plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Missa e batismo encerram período santo

O Domingo de Páscoa encerra o calendário católico da Semana Santa. A vasta programação iniciou no último domingo, 13, com a Missa de Ramos. Muitas folhas e ramos ornamentaram a Praça Frei Caetano Brandão. Os ramos representam o momento em que Jesus chega

O Domingo de Páscoa encerra o calendário católico da Semana Santa. A vasta programação iniciou no último domingo, 13, com a Missa de Ramos. Muitas folhas e ramos ornamentaram a Praça Frei Caetano Brandão. Os ramos representam o momento em que Jesus chega a Jerusalém e é recebido com festa. A procissão marcou ainda o início do período pascal. Durante os sete dias, a Catedral da Sé, em Belém, foi palco de diversos momentos de homenagem, dores, alegrias e muita devoção dos fiéis que lotaram a igreja todos os dias da semana.

Após os ramos, a segunda-feira e terça-feira foram destinadas para missas e confissões. Na quarta, a programação retomou as procissões e pela quarta vez consecutiva Belém realizou a Procissão da Fuga do Senhor, com traslado do Senhor dos Passos até a Basílica. Cerca de 800 pessoas acompanharam a procissão que revive o momento em que Jesus Cristo vai ao encontro dos soldados romanos. Na quinta-feira, o arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, celebrou a Missa do Crisma pela manhã. À tarde foi a vez da missa Pontifical de Bênção dos Óleos, momento em que há a Renovação das Promessas Sacerdotais. O dia se completou com a tradicional Missa da Ceia do Senhor e do Lava-Pés, em celebração à última ceia de Cristo com os seus 12 apóstolos. O momento também celebrou a instituição do sacerdócio e da Eucaristia.

A sexta-feira santa, um dos dias mais importantes da Semana Santa e único dia em que a Igreja católica no mundo todo não celebra missa, a programação foi destinada à morte de Jesus Cristo. Na primeira hora do dia aconteceu a Procissão do Senhor dos Passos, saindo da Basílica de Nazaré com a imagem do Senhor dos Passos e saindo da Igreja de São João Batista com a imagem de Nossa Senhora das Dores. O encontro, na Igreja das Mercês, marca o encontro de mãe e filho, unidos pela dor e fé em Deus. O momento relembrou o Sermão Das Sete Palavras e das três horas da agonia de Cristo, celebrado na Capela do Colégio Santo Antônio. Às 17h, na Catedral da Sé, ocorreu a Celebração a Paixão do Senhor com a Procissão do Senhor Morto.

No sábado santo os fiéis tiveram um dia de oração e também foi destinado à Vigília Pascal. O Domingo de Páscoa encerra a programação com a realização de missas de manhã e à noite e batismo solene. Para muitos fiéis trata-se do período mais importante do ano, momento em que eles procuram agradecer e reconhecer o sacrifício de Cristo pela humanidade. “Páscoa é a ceia do Senhor, é a hora de viver com orações. Na minha casa toda a família participa todos os dias a semana toda”, disse a aposentada Aracy Melo.

O almoço de páscoa em família é também uma tradição na casa da advogada Georgete Yazbek. Segundo ela, a páscoa é uma celebração cristã, de perdão e de reunir a família. “É um período para demonstrarmos nosso amor fraterno, por isso reúno toda a família”, destacou.

PROGRAMAÇÃO DO DOMINGO DE PÁSCOA

7h - Santa Missa
9h - Santa Missa
10h - Batismo Solene
19h - Missa Solene (Dom Alberto Taveira Corrêa)

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias