plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Moradores denunciam abandono em Barcarena

Moradores de Barcarena, distante cerca de 100 km de Belém, reclamam da situação que aflige o município. São problemas de pavimentação, onde a maioria das ruas é esburacada, problemas na educação, coleta de lixo nas praias da cidade e o descaso até com

Moradores de Barcarena, distante cerca de 100 km de Belém, reclamam da situação que aflige o município. São problemas de pavimentação, onde a maioria das ruas é esburacada, problemas na educação, coleta de lixo nas praias da cidade e o descaso até com o patrimônio histórico com o risco de desabamento da igreja de São João Batista, na Vila do Conde, que possui mais de 350 anos, construída na época em que os jesuítas fundaram a pequena Vila, que fica a 15 km do centro de Barcarena. A situação é preocupante, já que a população denuncia o descaso da prefeitura em solucionar esses problemas.

O município de Barcarena é formado pelo centro, também conhecido como Barcarena Velha, além das vilas dos Cabanos e Conde, entre outras comunidades. Grandes empresas de alumínio estão instaladas na cidade, mas, mesmo assim, apresenta problemas que indignam a população. Entre estes, a falta de pavimentação das ruas, que são tomadas por buracos, que piora ainda mais com as chuvas, o que dificulta a trafegabilidade de pessoas e veículos.

“Poucas ruas são bem asfaltadas aqui no centro de Barcarena. A situação é pior ainda nas transversais, onde a buraqueira é maior. Passar de carro ou de moto é um verdadeiro desafio”, disse Mauro Freitas, funcionário público e morador da Barcarena Velha. “O nosso saneamento básico é feito a partir dessas ruas, que são cheias de buracos e que alagam quando chove”, completa Railton Sousa, 48, morador da Vila de Conde.

A buraqueira não se limita apenas as ruas da cidade, mas também na estrada que interliga as vilas ao centro de Barcarena. Nesses logradouros, que perpassam nas grandes fábricas alojadas no município, requer cuidado por parte dos motoristas devido às péssimas condições. “É muito buraco e com essa chuva nós temos que redobrar a atenção. Não é exagero dizer que as condições aqui são parecidas a um rali”, compara Carlos Alves, motorista.

RIO DENDÊ

Além dos problemas de pavimentação das ruas, moradores da Vila do Conde também denunciam as condições de segurança da ponte de madeira que dá acesso à comunidade Maricá. Eles contam que as pernas-mancas estão apodrecidas e o risco de queda é iminente e também nenhuma ação da prefeitura está sendo feita para melhorar a ponte. “A qualquer momento essa ponte pode desabar. Imagina se isso acontece com pessoas fazendo a travessia nela, o desastre vai ser grande”, prevê Abdias Ferreira, 26, morador da comunidade Maricá.

O descaso em Barcarena atinge também as praias do município. O belo cenário da praia do Conde é cercado por lixo e a falta de coleta colabora para o afastamento dos turistas. “Antes, quando a praia recebia o cuidado, principalmente da coleta de lixo, vinham muitas excursões para conhecer e tomar banho na praia. Agora, todo esse lixo toma conta daqui, e pra quem vive do comércio com turistas está comprometido, já que a atual situação da praia não atrai ninguém pra cá”, revela Nilson Brito, 35, pescador.

A praia do Caripi, localizada na Vila dos Cabanos, também enfrenta o descaso do poder público. Novamente o problema de pavimentação está presente na estrada que dá acesso ao balneário. No local, os barraqueiros contam que a erosão está destruindo as barracas e nada está sendo feito. “A praia do Caripi é a principal aqui de Barcarena, mas essa dificuldade de chegar aqui por causa dos buracos. A erosão está acabando com as barracas e nenhuma obra para solucionar isso nos foi apresentada”, declara Jeferson Costa, 44, membro da Associação Comercial do Caripi.

A igreja de São João Batista, localizada na Vila do Conde, construída em 1863 pela irmandade dos Jesuítas que fundaram a vila, também sofre com o descaso. Considerada patrimônio histórico na cidade, o risco de desabamento é grande, já que o local sofre com a erosão por estar fixada às margens do rio. De acordo com os frequentadores, a prefeitura não mostra disposição para a realização de reforma, o que preocupa os fiéis. “As paredes detrás da igreja são cheias de rachaduras e até agora nada foi feito para consertar. Temos medo de desabar essa igreja que conta a história da nossa cidade”, se preocupa Maria Feliciana, 56, devota.

EDUCAÇÃO

Problemas na educação também estão listados entre as reclamações dos moradores de Barcarena. A rede municipal de ensino está em greve por aumento de salário dos professores e o descaso também se reflete na instalação das escolas da cidade. Por exemplo, a escola municipal Lindalva Azevedo de ensino infantil, na Vila do Conde, foi interditada pelos bombeiros devido o risco da queda de uma árvore sobre as salas de aula, além de falhas nas instalações elétricas, que são expostas e ofereciam perigo às crianças da escola.

A coordenação da escola enviou um oficio para a secretaria de educação de Barcarena, em que pedia os reparos no prédio, mas foi ignorado pelo órgão. “A situação é grave, até equipamentos eletrônicos foram queimados. Solicitamos ajuda da prefeitura, mas eles ignoraram até a interdição dos bombeiros e disseram que a escola não oferecia riscos.

Na verdade, isso indica muito bem a falta de vontade do nosso poder público em dar atenção para a educação, em especial a de educação infantil”, denuncia Rosilda Ribeiro, coordenadora da escola.

Leia mais a justificativa da Prefeitura de Barcarena no Diário do Pará

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias