plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Fiéis refletem sobre as palavras de Cristo

Uma tradição que completa135 anos de fé para os católicos O “Sermão das Sete Palavras” ou “Às três horas da agonia ”como também é conhecido, é uma  celebração única que convida os fiéis a refletir em sobre as sete últimas palavras ditas por Jesus Cristo a

Uma tradição que completa135 anos de fé para os católicos O “Sermão das Sete Palavras” ou “Às três horas da agonia ”como também é conhecido, é uma celebração única que convida os fiéis a refletir em sobre as sete últimas palavras ditas por Jesus Cristo antes de sua morte.

A homilia é realizada todos os anos na capela do Colégio Santo Antônio, em Belém, e um e reflexões, orações e cantos, que culminam como ponto alto da celebração, que é à entrada da imagem do senhor morto em procissão pela capela às15h, e que deixa diversos emocionados. “O cristianismo faz história e cultura. Para nós é um enriquecimento cultural para a cidade de Belém e temos certeza que essa contribuição da igreja católica para a cultura em nosso estado mais uma vez se manifestou”, disse o arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, sobre o aniversário da celebração.

A liturgia que se inicia sempre às12hfoicelebradapelo padre José Gonçalo Vieira, cura da Catedral Metropolitana. “Eu nunca imaginava fazer o sermão das sete palavras, vim então cumprir o que o arcebispo pediu e espero que esses ensinamentos que são tão importantes para mim sirvam para a vivência de todos”, explicou o padre, que fez reflexões importantes para a vivência dos fiéis.

Entre as sete meditações que abordavam as últimas palavras de Jesus- “Pai perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”, “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso”, “Mãe, eis o teu filho. Filho, eis a tua mãe”, “Meu Deus, Meu Deus, porque me abandonaste?”, “Tenho sede”, “Tudo está consumado” e “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”- ,o coral de Santa Cecília entoava os cantos oratórios, compostos pelo italiano Giuseppe Mercadante intitulados “As sete últimas palavras de Nosso Senhor na cruz” e que são cantados desde a primeira edição da cerimônia.

CONTEXTO ATUAL – Padre José explica que o sermão tem um contexto atual, mesmo tendo sido proferido há tantos anos atrás. “As três primeiras Jesus pede ao pai por nós, pela nossa salvação, pelo perdão. E as quatro últimas palavras Jesus se refere ao diálogo dele com o pai. As palavras servem para todos nós, para que tenhamos confiança em Deus”, disse. “As vezes nós não entendemos esse sentido da morte, mas devemos viver então com alegria fazendo bem aos irmãos”, explicou.

Lígia Nascimentos sempre acompanha a celebração e diz sentir a presença de Deus neste momento. “Essa celebração é a expressão de nossa fé, e é fundamental porque sem Deus, não somos nada. Cada palavra explicada aqui faz um sentido enorme nas nossas vidas”, disse.

Para Delma Seabra, que diz acompanhar a celebração desde pequena, o momento é perfeito para buscar um encontro com Deus. “É o encontro perfeito entre o ser humano e Deus. Momento de pensar em tudo que ele fez por nós e pedir perdão pelas nossas fraquezas e falhas”, disse, emocionada.

O arcebispo completa reforçando a força da meditação das palavras para uma mudança de vida de quem as ouve. “As palavras de Jesus na cruz tem um tom de testamento. Suas palavras na cruz são palavras que tocam definitivamente no coração da humanidade e por isso é boa nova de evangelização. Cada uma dessas palavras que hoje foram meditadas são palavras de vida eterna. Hoje foi um grande avanço do evangelho capaz de converter as pessoas e envolver os corações para elas se aproximarem mais de Deus”.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias