plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Crítica social marca a Malhação de Judas em Belém

A tradicional "Malhação de Judas", que ocorre todos os anos no sábado da Semana Santa, será realizada nesta manhã no bairro da Cremação, em Belém. Os preparativos da atividade, no entanto, começam bem antes, principalmente a confecção dos bonecos que sim

A tradicional "Malhação de Judas", que ocorre todos os anos no sábado da Semana Santa, será realizada nesta manhã no bairro da Cremação, em Belém.

Os preparativos da atividade, no entanto, começam bem antes, principalmente a confecção dos bonecos que simbolizam não somente o traidor de Jesus Cristo, mas também "os traidores da sociedade", como destaca Jorge Francisco, 30, o principal responsável pela confecção dos bonecos no bairro da Cremação. Jorge confecciona os bonecos da Malhação de Judas há cerca de vinte anos, ofício que aprendeu ainda criança com seu pai.

Segundo Francisco, o processo de confecção de cada boneco dura cerca de uma semana, sendo que somente a construção da cabeça, feita de papeis e cola-goma, é feita entre dois ou três dias. Para isto, ele recebe doações de papeis de uma gráfica e também de outros materiais da comunidade. Por vezes, Jorge tem que recorrer também a doações da comunidade ou tirar do próprio bolso, tudo em prol da Malhação característica do período.

Os Judas de 2014

Este ano o principal alvo da Malhação de Judas é o black bloc que atingiu com uma bomba e matou o cinegrafista da TV Bandeirantes Santiago Andrade, no início de fevereiro. Além do black bloc, também terão destaque os responsáveis pela Copa 2014, principalmente o secretário-geral da Fifa, o francês Jérôme Valcke, e o presidente da entidade, o suiço Joseph Blatter.

Trânsito alterado

O Grupo de Amigos de Malhadores de Judas da Cremação (Gamajuc) foi autorizado a interditar a rua Fernando Guilhon, no trecho entre a avenida Alcindo Cacela e travessa 14 de Março, das 18h de sexta-feira (18) ao meio-dia de sábado (19). Após o fim da Malhação, o tráfego na via será liberado.

No bairro da Condor, a Malhação de Judas ocorre em dois pontos: na rua Lauro Malcher, entre travessa Padre Eutíquio e travessa Apinagés, até o meio-dia deste sábado, com organização do Centro Comunitário José de Ribamar; e outro na rua Tambés, entre Travessa Padre Eutíquio e Travessa dos Apinagés, até as 13h de hoje.

A interdição não será feita por agentes de trânsito e a Semob informa que a responsabilidade para a colocação e remoção dos dispositivos necessários para evitar o trânsito de veículos e garantir a segurança do público no local, como cones e cavaletes, é dos realizadores do evento.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias