plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Missa relembra ceia de Cristo com apóstolos

Centenas de fiéis lotaram a Catedral Metropolitana de Belém, na noite de ontem, para a tradicional missa do Lava-pés e Ceia do Senhor. A cerimônia relembra a última ceia de Jesus Cristo com os seus apóstolos, momento que antecede a morte do Salvador.

Centenas de fiéis lotaram a Catedral Metropolitana de Belém, na noite de ontem, para a tradicional missa do Lava-pés e Ceia do Senhor. A cerimônia relembra a última ceia de Jesus Cristo com os seus apóstolos, momento que antecede a morte do Salvador. A missa inicia o Tríduo Pascal, que vai até amanhã.

Segundo a liturgia, Jesus sabia que havia chegado a sua hora, então pegou uma toalha, colocou água em uma bacia e começou a lavar os pés dos discípulos.

O gesto foi questionado por Simão Pedro, que inicialmente não entendeu o porquê da atitude de Jesus. Cristo explicou que, assim como ele, os discípulos deveriam lavar os pés uns dos outros em sinal de troca de amor e perdão. Lavar os pés significa pôr-se a serviço de Deus e dos mais necessitados. Na ceia antes da crucificação, havia um pedaço de pão, uma taça de vinho e um passo para a eternidade.

O arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, lembrou as palavras de Cristo, nas quais dizia que, “se não lavar os pés, não terás parte comigo” e “Se alguém te bater na face direita, oferece também a esquerda”.

Segundo Dom Alberto, as palavras aparentemente contraditórias mostram que a maior prova de amor é amar sem medidas e retribuir sempre com bondades. “A maior prova de amor é dar a vida por Deus e pelos outros. Esse é o novo mandamento de Jesus”, explicou o arcebispo.

SENTIDO

Segundo ele, o sentido do ritual que inicia o período pascoal, é passagem, mudança, passar do pecado para a salvação, da morte para a vida. “Mas será que estamos dispostos a fazer a páscoa? A mudar? Ou queremos continuar acorrentados a essa sociedade de atentados à vida?”, questionou Dom Alberto.

Após o sermão, o arcebispo lavou, beijou e enxugou os pés de 12 homens, repetindo o gesto de Cristo com os seus apóstolos. A cerimônia se repetiu nas 80 paróquias da cidade, que também comemoraram o dia da instituição do sacerdócio. A programação da Semana Santa continua nesta sexta-feira, às 7h, com a realização da Procissão de Senhor dos Passos.

PROGRAMAÇÃO


SEXTA-FEIRA SANTA
PROCISSÃO DO SR. DOS PASSOS
7h - Saindo da Basílica de Nazaré com a imagem do Senhor dos Passos
8h - Saindo da Igreja de São João Batista com a imagem de N. Sra. das Dores

SERMÃO DO ENCONTRO
(o encontro entre as duas procissões acontecerá na Igreja das Mercês, hora que acontece o Sermão do encontro).
por Pe. Agostinho Cruz
Local: Igreja de Nossa Senhora das Mercês

SERMÃO DAS SETE PALAVRAS
12h - com Pe. José Gonçalo Vieira
Local: Capela do Colégio Sto. Antônio (Pça. Dom Macedo Costa)
17h- AÇÃO LITÚRGICA DA PAIXÃO DO SENHOR
Leitura da Paixão / Oração Universal / Adoração da Cruz / Comunhão

18h - PROCISSÃO DO SENHOR MORTO
Traga uma vela ou tocha para iluminar a Procissão

SÁBADO SANTO
21h00 - VIGÍLIA DE PÁSCOA (Dom Alberto Taveira Corrêa)
Trazer uma vela com proteção

DOMINGO DE PÁSCOA
7h - Santa Missa
9h- Santa Missa
10h - Batismo Solene
19h - Missa (Dom Taveira)

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias