plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Benção dos óleos e renovação das promessas

Fiéis lotaram a Catedral Metropolitana de Belém, na noite de quinta-feira (17), na missa dos santos óleos para presenciar um dos momentos mais significativos para sacerdotes de diversas paróquias da Região Metropolitana de Belém. No auge da celebração

Fiéis lotaram a Catedral Metropolitana de Belém, na noite de quinta-feira (17), na missa dos santos óleos para presenciar um dos momentos mais significativos para sacerdotes de diversas paróquias da Região Metropolitana de Belém. No auge da celebração eucarística, cerca de 100 sacerdotes confirmaram suas promessas de ordenação. Em seguida, três óleos para unção foram bentos pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.

Para muitos fiéis, a celebração representa um momento sagrado, muito mais para o recolhimento espiritual do que para a diversão promovida pelo feriado prolongado da Semana Santa.

ESPECIAL

Natural do município de Santarém, a técnica em contabilidade Beth Dourado, de 52 anos, disse que cumpre rigorosamente todos os momentos do tempo litúrgico da Igreja católica. “É inexplicável a sensação de participar desse momento que é todo especial para nós católicos. Venho de uma família tradicional que cumpre rigorosamente esse período. Desde a quaresma, nos recolhemos para vivê-la de uma maneira muito mais reservada, através do jejum”, explicou.

Segundo o arcebispo, a celebração expressa a unidade da igreja. “A Igreja Católica celebra esta missa que expressa a unidade dos bispos e do seu Clero. Nela temos dois gestos: em que Deus abençoa os óleos que são usados nos sacramentos; os óleos dos enfermos, dos catecúmenos e do crisma que são usados para o batismo, nas ordenações, no sacramento da crisma, nas mesas e altares. E a renovação das promessas sacerdotais. O sentido maior é a unidade da igreja que pretende testemunhar Jesus Cristo, levando o seu nome a todas as pessoas”, afirmou.

Durante a homilia, Dom Alberto destacou o chamado às vocações sacerdotais. “São homens tirados do meio do povo. Deus seja louvado pelas muitas e novas vocações sacerdotais que surgem em nossas paróquias. Rezemos por eles e neles, que são homens ungidos pela graça do Espírito Santo, para que os padres que hoje renovam seus compromissos sejam recebidos nas comunidades com a alegria com que espalham em suas missões de vida e sacerdotal”, disse Corrêa.

A caridade também foi um dos temas destacados. “Hoje (ontem) que iniciamos o Tríduo Pascal, com a celebração do lava pés somos convidados a ser mais caridosos, a olhar para o irmão que está próximo com o mesmo olhar de Jesus Cristo que é o portador da nossa salvação”, ressaltou o arcebispo Dom Alberto.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias