plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Nomeados esperam posse para trabalhar

A espera tem sido a rotina de 329 concursados do Concurso Público 01/2012 da Secretária Municipal de Saúde de Belém (Sesma) desde que, há mais de dois meses, eles foram nomeados para assumir funções na secretaria de saúde. São médicos, enfermeiros, té

A espera tem sido a rotina de 329 concursados do Concurso Público 01/2012 da Secretária Municipal de Saúde de Belém (Sesma) desde que, há mais de dois meses, eles foram nomeados para assumir funções na secretaria de saúde. São médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos, motoristas e profissionais de diferentes áreas que precisam da publicação da posse em Diário Oficial do Município para assumir funções que hoje são tão carentes na saúde pública do município.

A nomeação dos 66 concursados classificados e de mais 263 pessoas do cadastro de reserva do concurso realizado em julho de 2012 aconteceu no dia 10 de fevereiro deste ano. Na publicação que nomeou também ficou estabelecido que os convocados teriam até o dia 6 de março para entregar documentação necessária e laudos médicos exigidos, e assinar a posse. A expectativa era que a partir desta data e da entrega de toda a documentação, fosse publicada, de imediato, a nomeação e a lotação de serviço, o que ainda não aconteceu até o momento.

Desde então, os concursados reclamam da falta de retorno e explicações da Sesma, da Prefeitura Municipal de Belém (PMB) e da Secretaria de Administração do Município de Belém (Semad) sobre a previsão de quando eles serão chamados. Sem a assinatura da posse pelo Prefeito Zenaldo Coutinho e a publicação dos nomeados juntamente com a lotação de serviço, os servidores não podem assumir as funções.

Segundo o presidente da Associação dos Concursados do Pará (Ascompa), José Emílio Almeida, o trâmite normal é que, logo após a convocação, os concursados possam ser imediatamente nomeados para assumir os cargos públicos. “Isso vem se repetindo em várias secretárias. Algo que não existia antes. Eles publicam a convocação e demoram meses para empossar, como uma nova forma de atrasar a posse. Foi assim na Secom (Secretária de Economia do Município de Belém) que levou sete meses até nomear os servidores. A Sesan (Secretaria de Saneamento Básico do Município de Belém) que levou três meses e agora a Sesma está no mesmo caminho, já passando do segundo”, disse o presidente da associação.

Daniele Pires, classificada em 70º lugar das 73 vagas do concurso destinas a função de assistente social, a espera está lhe rendendo sete meses sem emprego. “Agora que fui convocada, nomeada, não posso trabalhar porque não publicam a minha posse e de mais pessoas que estão aguardando isso”, disse a assistente. “Sabemos que hoje há 24 assistentes sociais contratados no quadro da Sesma, enquanto 15 assistentes sociais que fizeram a prova, passaram e foram convocados aguardam o início do trabalho. Não queremos tomar o lugar de ninguém, só estamos reclamando o nosso direito”, denunciou a concursada, que calcula em quase 20 mil reais os custos pelo tempo de espera.

A Sesma não deu retorno às tentativas de contato do DIÁRIO DO PARÁ.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias