plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Greve em hospital de Tucuruí completa 1 semana

Os servidores efetivos do Hospital Regional de Tucuruí (HRT) no sudeste paraense completam uma semana de paralisação. Eles lutam por melhorias para a manutenção do hospital e pelo recebimento de suas gratificações atrasadas. A vigília, ao lado de um caixã

Os servidores efetivos do Hospital Regional de Tucuruí (HRT) no sudeste paraense completam uma semana de paralisação. Eles lutam por melhorias para a manutenção do hospital e pelo recebimento de suas gratificações atrasadas. A vigília, ao lado de um caixão na porta do pronto socorro, continua acontecendo, como representação da falência da saúde pública e o descaso do governo Simão Jatene com os servidores do estado.

Os servidores estão em greve desde o último dia 13, eles exigem atendimento imediato da pauta de reivindicações entregue aos órgãos de saúde do estado, ficando estabelecido que o retorno às atividades estejam condicionados ao atendimento de todos os pontos. Pagamento imediato dos dois trimestres da Gratificação de Desempenho Institucional (GDI) atrasados, conclusão e implantação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da categoria, audiência no Conselho Estadual de Saúde e o devido esclarecimento sobre a verba de R$ 100 mil que deveria ser destinada ao Pronto Socorro do HRT, são alguns pontos questionados pelos grevistas.

Para tentar esvaziar a paralisação dos servidores, o governo do estado, através da direção do HRT, vem tentando usar a estratégia de realizar atendimento aos pacientes através do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), fornecidos através de recursos do governo federal, e repassados pelas prefeituras municipais. Muitos deles estão sendo encaminhados para a capital do Pará.

O dirigente do Sindsaúde em Tucuruí, Paulo Gonçalves considerou desumana as imposições da direção do hospital, em mandar para Belém pessoas que podem se operar aqui em Tucuruí, próximo as suas casas. “Esta e a maneira que o governador Simão Jatene e o prefeito de Tucuruí Sancler Ferreira, que indicou o diretor no HRT, vêm tratando a população, sem nenhuma preocupação com os riscos e as consequências que podem passar indo em buscar de leitos e ficando expostos apenas à sorte e a graça de Deus na capital”, disparou o sindicalista.

Na manhã desta sexta-feira (21), uma reunião está marcada com o Secretário de Saúde do Estado Hélio Franco, em Tucuruí, nas dependências do Hospital Regional, onde serão discutidos os encaminhamentos de todos os pontos de pauta dos grevista.

(DOL com informações de Wellington Hugles/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias