plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Buscas por aeronave continuam hoje

Entra para o terceiro dia, hoje, a operação de busca pelo bimotor Baron, prefixo PR-LMN, da Jotan Taxi Aéreo, que desapareceu na última terça-feira (18), próximo ao município de Jacareacanga, no sudoeste paraense. Ontem, a Força Aérea Brasileira percor

Entra para o terceiro dia, hoje, a operação de busca pelo bimotor Baron, prefixo PR-LMN, da Jotan Taxi Aéreo, que desapareceu na última terça-feira (18), próximo ao município de Jacareacanga, no sudoeste paraense. Ontem, a Força Aérea Brasileira percorreu 80% da área delimitada para a operação e nada foi encontrado. As condições meteorológicas e densidade da vegetação atrapalham a procura pela aeronave e das cinco pessoas que estavam a bordo – o piloto, Luiz Feltrin, e mais quatro funcionários da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

Aviões particulares de outras companhias de táxi aéreo auxiliam nas buscas, que estão sendo feitas por um helicóptero e um avião da FAB. Enquanto nenhuma pista é encontrada, familiares das pessoas que estavam no bimotor esperam angustiados.

Ontem, as buscas começaram por volta do meio-dia, por causa da forte chuva que caiu sobre a região pela manhã. A operação foi suspensa por volta das 17h, devido às condições de visibilidade. De acordo com o Centro Nacional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), a operação é feita sem o auxílio de equipamentos eletrônicos. “O avião que está na operação é especializado em operações de buscas visuais e o helicóptero é adequado para salvamento”, destacou a tenente
Elianne.

Em aproximadamente cinco horas de buscas, as aeronaves percorreram uma área de 1.606 Km², o equivalente a 80% do território delimitado. “Amanhã (hoje) a área poderá ser estendida, caso a aeronave e as pessoas não sejam encontradas”, frisou a oficial. O Exército, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros auxiliam nas buscas, inclusive algumas equipes seguem por terra.

ANGÚSTIA

Enquanto isso, os familiares de pessoas que estavam a bordo do bimotor desaparecido demostraram angústia e preocupação pelo ocorrido. Em nota, a Sesai confirmou a lista de passageiros e também o nome do piloto. “Estavam a bordo as técnicas de enfermagem Rayline Sabrina Brito Campos, Luciney Aguiar de Sousa e Raimunda Lúcia da Silva Costa, o motorista Ari Lima e o piloto Luiz Feltrin”, informou a assessoria da secretaria, que acrescentou que os servidores iriam substituir as equipes que já prestavam atendimento nas aldeias da etnia Munduruku.

A técnica em enfermagem Rayline Sabrina Campos chegou a enviar para o tio, Rubélio Santos, mensagens de celular momentos antes do acidente. No texto ela disse que um dos motores do avião tinha parado e que estava em pânico. Pediu que ele dissesse para a sua mãe que a ama e que, se saísse bem dessa viagem, iria avisá-lo. Em seguida, pediu socorro e informou que o avião estava caindo.

“Depois mandei respostas para ela e ela não retornou, e depois liguei e só dava caixa de mensagem, ela pediu que eu não avisasse a minha esposa no momento, só depois. Passaram-se as horas e eu liguei para um amigo da Infraero e foi quando eu fiquei sabendo que o avião tinha desaparecido”, relata emocionado Rubélio Santos.

A sobrinha da técnica em enfermagem Raimunda Lúcia da Silva Costa, 33, Maria da Conceição Lameira, procurou a TV RBA em busca de mais informações. Na oportunidade, a equipe de reportagem conversou com ela, que disse que todos estão sem notícias e que o contato é apenas com a coordenação da Secretaria de Saúde Indígena.

“A gente liga para o distrito, eles dizem que não encontraram nada e a gente está aqui muito angustiado, a tristeza é grande demais. Nessa viagem ela quase não ia, ela disse que seria a última vez que ela iria, que ela queria ficar aqui cuidando do filho”, disse Maria, emocionada. A técnica em enfermagem tem um filho de três anos de idade.

Religiosa, a tia de Luciney Aguiar, Clemilda Cajado, começou a fazer uma corrente de orações para que a sobrinha seja encontrada com vida. “Entreguei nas mãos de Deus. Ela saía de casa feliz porque ia trabalhar”, lembra.

(Diário do Pará, com informações da RBATV)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias