Avião bimotor desaparece próximo a Jacareacanga

Quarta-Feira, 19/03/2014, 07:35:00 - Atualizado em 20/03/2014, 20:46:48 4 comentários

Tamanho da fonte: A- A+

A Força Aérea Brasileira vai intensificar as buscas pelo bimotor que desapareceu ontem (18), próximo ao município de Jacareacanga, sudoeste paraense. O avião, modelo Baron e prefixo de PR-LMN, de propriedade da Jotan Táxi Aéreo, decolou de Itaituba, às 11h45, mas desapareceu do radar pouco antes das 13h. De acordo com as primeiras informações, cinco pessoas estavam a bordo - entre elas o piloto que teria informado uma pane no motor e procurava um local para fazer o pouso de emergência. Devido a ausência de iluminação, as buscas foram suspensas no início da noite e serão retomadas a partir do amanhecer, de hoje. Além do helicóptero, usado desde ontem, a aeronáutica vai enviar mais um avião para auxiliar na operação.

De acordo com a tenente Marília, do Centro Nacional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), até ontem a noite, quando a busca foi suspensa, ainda não havia nenhuma hipótese para justificar o que aconteceu, de fato, com a aeronave. “Nós estamos trabalhando na busca pelo avião e das pessoas que estavam na aeronave. Não se sabe se o piloto conseguiu pousar ou não”, reforçou.

Os passageiros da aeronave são funcionários da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), órgão ligado ao Ministério da Saúde, que estavam sendo conduzidos de Itaituba para Jacareacanga.

Em sua página na internet, o blogueiro Marcos Santos (www.blogquartopoder.com.br), publicou que o piloto se chama Luiz Feltrin e os passageiros seriam as técnicas em enfermagem Rayline Sabrina Brito Campos, Luciney Aguiar de Sousa, Raimunda Lúcia da Silva Costa e um homem identificado apenas por Ary.

Rayline chegou e enviar uma mensagem (SMS) para o celular do tio, Rubélio Santos, que, segundo o blogueiro Diego Mota (garimpandonoticias.blogspot.com), mora em Santarém. No texto da mensagem, ela informava ao tio que um dos motores do avião tinha parado e que estava em pânico. Pediu que ele dissesse para a sua mãe que a ama e que se saísse bem dessa viagem iria avisá-lo.

Por volta das 13h, a Infraero comunicou a Aeronáutica o desaparecimento da avião, que estava distante a 11 milhas de Jacareacanga – faltava cerca de quatro minutos para pousar. Imediatamente a FAB enviou um helicóptero de Manaus (AM) e começou a busca. Hoje, a operação será reforçada por outra aeronave que saiu de Campo Grande (MS), no final da noite de ontem.

Por telefone, uma funcionária da Jotan Táxi Aéreo informou que a empresa só irá se pronunciar depois que a aeronave for encontrada e as pessoas que estavam nela também.

(Diário do Pará)

Faça seu comentário. Clique aqui!

4 Comentários

Mais de Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

EDIÇÃO ELETRÔNICA