plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Monte Alegre vai comemorar 134 anos neste sábado

Este sábado (15) será de festa para os habitantes do município paraense de Monte Alegre que comemora 134 anos de fundação. Apesar de ter a data de origem desconhecida a influência e herança dos índios, primeiros habitantes da região, é bastante caracterís

Este sábado (15) será de festa para os habitantes do município paraense de Monte Alegre que comemora 134 anos de fundação. Apesar de ter a data de origem desconhecida a influência e herança dos índios, primeiros habitantes da região, é bastante característica na cidade.

Originada a partir da freguesia de São Francisco de Assis foi elevada posteriormente à vila, com a denominação portuguesa de Monte Alegre, pelo capitão-general Francisco Xavier de Mendonça Furtado, em 27 de fevereiro de 1758. Em 15 de março de 1880 a sede do município foi elevada à condição de cidade.

Localizada no oeste do estado, Monte Alegre está distante de Belém a cerca de 624 quilômetros, o principal meio de acesso a cidade é por via fluvial. Já para quem sai de Santarém, a chegada a Monte Alegre acontece após cinco horas de barco ou duas de carro, isso com a ajuda de uma balsa que faz a travessia do rio.

De acordo com Hilton Azevedo, secretário de cultura da cidade, os principais pontos turísticos de Monte Alegre são a Serra da Lua, com pico superior a 100 metros de altura; a Serra do Itauajurí e o Pedrado do Pilão, distante 20 quilômetros da sede do município.

Pedrado do Pilão é um dos mais conhecidos pontos de Monte Alegre e recebe anualmente centenas de pessoas interessadas no turismo de aventura (Foto: Reprodução)


Na culinária, um peixe típico da região, apura o paladar dos habitantes e visitantes que chegam a Monte Alegre. "É praticamente impossível vir a Monte Alegre e não comer o Acarí, nosso prato típico. O acarí pode ser degustado assado ou guisado e sempre acompanhado de um pirão escaldado que só tem aqui", afirma Hilton.

Programação de Aniversário

Para comemorar os 134 anos de Monte Alegre a festa está marcada para a Praça Matriz da cidade. Cantores e bandas da terra, além de um culto ecumênico estão agendados para ocorrer na sexta-feira (14) e no sábado.

(Kleberson Santos/DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias