plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Violência assusta moradores

Com 25 anos de emancipação, Parauapebas já ultrapassou 200 mil habitantes, tendo hoje o maior Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, chegando a ultrapassar o de Belém, capital do Estado. Parte dessa arrecadação vem dos minérios explorados pela Vale e outr

Com 25 anos de emancipação, Parauapebas já ultrapassou 200 mil habitantes, tendo hoje o maior Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, chegando a ultrapassar o de Belém, capital do Estado. Parte dessa arrecadação vem dos minérios explorados pela Vale e outras empresas instaladas no município. O grande problema é que os milionários recursos arrecadados pela prefeitura têm retornado muito pouco em serviços e melhorias para a população. E uma das áreas onde esse descompasso é mais evidente é a de segurança pública.

Hoje a violência campeia nos quatro cantos da cidade. Muitas famílias que atualmente residem no município vindas de outros Estados em busca de uma vida melhor, já pensam hoje em fazer o caminho inverso.

Um reflexo dessa situação é a falta de delegacias nos bairros: hoje Parauapebas conta com apenas uma unidade para atender todas as ocorrências dos mais de 200 mil habitantes. A situação é tão critica que existem apenas três delegados. Um deles, Nelson Alves, já chegou a admitir para a RBATV de Parauapebas que, além da falta de infraestrutura, o número de policias é insuficiente para atender a grande demanda da população.

Dos 150 policiais militares destacados para a região, apenas 90 ficam em Parauapebas e o restante é deslocado para os municípios vizinhos. “Falta uma estrutura melhor. O que temos é muito pouco para atender toda a população, além disso atendemos toda essa região de Carajás. Fazemos o que podemos” lamentou o delegado.

A falta de segurança e a criminalidade assustam. Os roubos acontecem em residências, em estabelecimentos comerciais e no trânsito, sem falar no movimentado comércio de entorpecentes e dos crimes brutais. Há poucos meses um advogado e um cliente foram executados na frente de suas casas com vários tiros. Até hoje a polícia não chegou aos autores dos crimes.

As estatísticas não mentem: ano passado, mais de 100 pessoas foram mortas, muitas por acertos de contas, em Parauapebas. Nesse primeiro mês do ano já foram registrados mais de 16 homicídios.

Com tanta violência até denunciar ficou complicado em Parauapebas. Mês passado um jornalista foi alvejado com três tiros na frente de casa. Por sorte foi socorrido e passa bem. A polícia investiga e trabalha como tentativa de execução.

Outro possível atentado ocorreu com a equipe de reportagem da RBATV Parauapebas que estava numa Pizzaria na quinta-feira da semana passada: dois criminosos chegaram de moto atirando no estabelecimento e um dos tiros atingiu o cinegrafista Francisco Souza que estava acompanhado do apresentador Kelves Raniery.

No momento em que os dois foram reconhecidos pelos bandidos, foram alvejados com tiros nas pernas. Uma das balas atingiu o pé do cinegrafista. Outra passou de raspão pelo joelho de Kelves. Os dois, mesmo depois de atingidos, conseguiram se esconder no banheiro da pizzaria e evitaram a ação dos bandidos. O cinegrafista foi operado e passa bem.

Há duas semanas foi divulgada uma lista de marcado para morrer, nela costa diversos nomes de políticos, conselheiros tutelares, policiais, membros do poder judiciário, membros da imprensa e até o Presidenta da OAB Parauapebas. “Sentimos na pele, no dia a dia essa insegurança. Muitos têm medo até de sair de casa. A população de Parauapebas clama por investimentos na área da segurança pública nessa região”, disse um morador da cidade que preferiu se manter no anonimato.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias