plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Irmã de Tim Lopes participa de caminhada em Belém

O Instituto Movida - Movimento pela Vida e Paz, realiza nesta sexta-feira, 10, um dia de ações para para marcar o Dia Estadual do Movimento pela Vida e Paz. Desde as 8h da manhã, na Praça do Operário, em São Brás, são oferecidos gratuitamente diversos ser

O Instituto Movida - Movimento pela Vida e Paz, realiza nesta sexta-feira, 10, um dia de ações para para marcar o Dia Estadual do Movimento pela Vida e Paz. Desde as 8h da manhã, na Praça do Operário, em São Brás, são oferecidos gratuitamente diversos serviços à população, em parceria com órgãos estaduais, municipais e entidades parceiras do movimento. Às 16h será realizada a 9ª Caminhada pela Vida e Paz.

A caminhada sai da Praça do Operário pela Alm. Barroso rumo ao cruzamento da Av. João Paulo II com a Trav. Mauriti, no bairro do Marco. Foi nesse local que no dia 10 de janeiro de 2005, o promotor de eventos Gustavo Russo, 27 anos, foi morto por policiais militares após ter sido feito refém por um bandido em fuga. No local, Gustavo e as vítimas de violência serão homenageadas com flores deixadas por seus familiares e amigos.

O assassinato de Gustavo Russo é simbólico na luta contra a impunidade no Pará porque foi a a partir da luta da maẽ dele, Iranilde Russo, para que os policiais fossem julgados e condenados, que se formou um movimento por justiça unindo familiares de vítimas de violência. Em 2010 foi criado o Instituto Movida, que dá apoio e orientação a vítimas e familiares de vítimas de qualquer tipo de violência. Hoje o Movida é reconhecido nacionalmente e atua em questões relacionadas à justiça e direitos humanos, como a revisão do Código Penal e a instalação da Frente Parlamentar em Defesa das Vítimas de Violência, no Congresso e em vários estados. Foi também a partir da atuação do Movida que em 2012 o dia 10 de janeiro foi instituído, através de lei estadual, como o Dia Estadual do Movimento pela Vida e Paz.

Para participar das ações, o Movida contará com a presença de Tânia Lopes, irmã do jornalista Tim Lopes, morto por traficantes no Rio de Janeiro em 2002. Sábado, dia 11, 16h, Tânia Lopes fará uma palestra aos participantes do Movida e público em geral no auditório da Delegacia Geral de Polícia, sobre a luta por justiça no caso do irmão, e a importância do apoio de grupos como o Movida.

Serviço:

Comemoração pelo Dia Estadual do Movimento pela Vida e Paz

10 de janeiro, Praça do Operário - São Brás

A partir de 8h: Ações de cidadania, serviços à população, ações culturais

16h: Caminhada pela Vida e Paz

(DOL com informações do Movida)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias