plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Enfermagem é o mais concorrido na UFPA

Hoje, 10 de janeiro, é o último dia para os vestibulandos se inscreverem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e aumentarem as chances de ingressar na Universidade Federal do Pará (UFPA). Além do Processo Seletivo da UFPA, pela primeira vez a universidad

Hoje, 10 de janeiro, é o último dia para os vestibulandos se inscreverem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e aumentarem as chances de ingressar na Universidade Federal do Pará (UFPA). Além do Processo Seletivo da UFPA, pela primeira vez a universidade adere ao Sisu no Ministério da Educação (MEC), que oferta 1.200 vagas.

No primeiro balanço parcial que o MEC divulgou sobre as notas de corte do Sisu, na terça, 07, o curso de Medicina da UFPA tinha a maior nota de corte entre os cursos de Medicina do Brasil. Msa isso mudou ontem.

No total, há 53 cursos de Medicina oferecendo vagas no Sisu este ano. De acordo com o MEC, este é o curso que apresenta a maior relação de candidatos por vaga no Sisu 2014. Hoje serão divulgadas novas notas parciais. As notas finais saem no dia 13 deste mês.

Pontuação

O diretor do Centro de Registros e Indicadores Acadêmicos (Ciac), Aluízio Barros, aponta a relação entre o número de vagas disponibilizadas e a inscrição de candidatos com alta pontuação como principais fatores para a elevada nota de corte do curso de Medicina da UFPA, que, no primeiro balanço parcial, era de 869,15 pontos. “Isso mostra que os nossos candidatos podem, sim, concorrer a qualquer vaga do Brasil. Acredito que, com essas notas, também irá cair por terra aquele medo de que candidatos de outras regiões possam tirar as vagas dos candidatos locais”, afirma o diretor.

O Conselho Superior (Consepe) da UFPA determinou e atribui uma bonificação de 10% para candidatos do Norte, para garantir que a região não tenha prejuízo perante as notas dos demais candidatos.

Para preencher cerca de 1.019 vagas, ofertadas pela universidade por meio do Sisu, há mais de 70.000 inscritos. Por enquanto, o curso mais concorrido é Enfermagem, seguido de Administração, Medicina, Direito e Engenharia Civil.

A lista dos documentos necessários para os candidatos selecionados já está disponível no site do Ciac. O resultado da seleção está previsto para o dia 13 e poderá ser acessado pelo site do Sisu. A habilitação dos candidatos ocorre a partir do dia 17.

Inscrições

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada continuam abertas até hoje (10), sendo realizadas exclusivamente pela internet, no site do Sisu (http://sisu.mec.gov.br). Os candidatos devem ter obtido nota maior que zero na redação do Enem e poderão optar por dois cursos.

Dependendo da classificação dos candidatos, alguns ingressam no primeiro semestre de 2014 e outros ingressam no segundo semestre. As vagas para ingresso em 2014 na UFPA foram distribuídas em três processos seletivos. Além das cerca de 1.200 vagas ofertadas pelo Sisu, há, ainda, 5.411 disponibilizadas pelo Processo Seletivo 2014 (PS 2014) e cerca de 960 ofertadas pelo Processo Seletivo Especial (PSE), concurso exclusivo para quilombolas, indígenas e povos tradicionais interessados nos cursos de Etnodesenvolvimento e Educação no Campo.

(Diário do Pará com informações da UFPA)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias