plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Erosão destrói mais de 50 casas em Abaetetuba

Uma erosão ocorrida na manhã deste sábado (4) destruiu pelo menos 50 construções, entre casas e estabelecimentos comerciais, no município de Abaetetuba, nordeste paraense. O solo cedeu por volta das 8h, na rua Siqueira Mendes, no bairro de São João, qu

Uma erosão ocorrida na manhã deste sábado (4) destruiu pelo menos 50 construções, entre casas e estabelecimentos comerciais, no município de Abaetetuba, nordeste paraense. O solo cedeu por volta das 8h, na rua Siqueira Mendes, no bairro de São João, que fica localizado na beira do rio Maratauíra.

Com a erosão, a rua de piçarra afundou e casas e veículos foram submersos. Pelo menos 30 casas, localizadas nas ruas que apresentam rachaduras, ainda correm risco de desabar com o aumento da maré.

De acordo com informações da engenheira ambiental Paula Pinheiro, da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), a situação é crítica no local. “No local o solo é de várzea e sofre influencias diretas da maré. E lá foram construídas casas de madeiras e de alvenaria, que chegam a ter três andares. Então não tem uma infraestrutura para aguentar essas construções”, explica Paula.

Ela diz ainda que no momento da erosão, a maré não estava alta. “A maré vai começar a encher daqui a pouco e essa é uma preocupação. Acredito que o problema estava sendo agravado ao longo do tempo, pela situação do solo. Mas até ontem não presenciei indícios de rachaduras no local”, afirma a engenheira ambiental.

Equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar, estão no local fazendo buscas por pessoas desaparecidas. Até o momento não foi confirmada nenhuma morte. A energia no local também foi cortada por medida de segurança.

Cerca de 20 famílias estão desalojadas e foram levadas para o Ginásio Municipal de Abaetetuba Hildo Carvalho.

(Ana Paula Azevedo/DOL, com informações de Márcio Costa/RBATV)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias