plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Com bons números para festejar

O prefeito Helder Barbalho cita números para embasar o balanço positivo do seu governo. Mas, ele destaca o fato de ter conseguido ampliar todos os serviços que a administração municipal oferece à população, antes restritos a algumas áreas somente. “Tive o

O prefeito Helder Barbalho cita números para embasar o balanço positivo do seu governo. Mas, ele destaca o fato de ter conseguido ampliar todos os serviços que a administração municipal oferece à população, antes restritos a algumas áreas somente. “Tive o privilégio de ver a Prefeitura de Ananindeua adotar políticas de governo voltadas para todos os segmentos”.

Isso, segundo o prefeito, só foi possível tornando a máquina administrativa eficiente, o que rendeu a Ananindeua o reconhecimento dos Tribunais de Contas do Estado e dos Municípios, como o melhor sistema de controle municipal do Estado.

Nos últimos sete anos, Helder Barbalho destaca que a cobertura de esgotamento sanitário na cidade cresceu de dois para 85 quilômetros. As escolas, que eram 312, hoje são 614, incluindo mais 15 que serão entregues este ano. O município que era o nono no Índice de Educação Básica (Ideb), hoje é o segundo do Estado. Ananindeua é um dos poucos municípios do Estado que paga o piso salarial dos professores acima do piso previsto em lei nacional (R$ 1.185)

A cobertura das equipes do programa Saúde Família subiu de 24 para 71, uma ampliação de mais de 200%. “Nós vamos fechar o governo com 100% de cobertura de saúde preventiva”, destacou o prefeito. As Unidades de Pronto Atendimento (Upas) que eram quatro, agora são sete. A cobertura do atendimento especializado também foi ampliada. O município, que tinha somente um centro de atendimento social votado somente para idosos, hoje tem nove Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

O município também deixou de ser um “dormitório” e gerou 30 mil empregos só no ano passado, com um superávit de 6 mil vagas entre demissões e admissões.

Há investimentos em habitação, com 12.500 títulos de terra entregues, num município cuja situação fundiária é complexa. Nos últimos anos também foram entregues 3.500 casas, incluindo financiamentos do PAC e do próprio município. Parte destas casas serão entregues hoje. São 330 apartamentos distribuídos em 94 blocos, 12 deles projetados para portadores de necessidades especiais, todos com sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço. A prefeitura também vai presentear os moradores com o carnê do IPTU de 2012 quitado e uma nova linha de ônibus já está circulando pelo bairro. Mais 420 moradias serão entregues dentro de 15 dias, no Campo Grande, no bairro do Maguari.

Outro anúncio feito pelo prefeito é a inauguração do Centro Integrado de Controle de Operações de videomonitoramento da prefeitura, no próximo dia 6, cujas imagens serão disponibilizadas online para a Polícia Militar.

O prefeito de Ananindeua afirma, entretanto, que há muitos problemas ainda a resolver no município de 500 mil habitantes. Entre eles, o trânsito. Entre os projetos para isso, estão a participação do município na viabilização da Avenida Independência, o prolongamento da Avenida Três Corações e a construção da Avenida Ananin que desafogará o trânsito na BR-316.

O problema do trânsito, segundo o prefeito, não pode ser resolvido com iniciativas isoladas, como a anunciada licitação que a Prefeitura de Belém realiza para implantação Ônibus de Trânsito Rápido (BRT), que conflita com o programa Ação Metrópole. Segundo ele, o transporte é uma questão metropolitana e só será resolvido com a participação de todos os municípios da RMB. Falta “coordenação das ações”, segundo ele.

O prefeito ainda destacou os investimentos em abastecimento, com a construção e reforma de mercados, incluindo os mercados do Centro, o do Distrito Industrial, o do 40 Horas e o do Paar, e. na área do esporte, a primeira etapa do Estádio Municipal, que deverá ser entregue até o final deste ano. (Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias