plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Bettina Ferro é credenciado para implante Coclear

O Ministério da Saúde (MS) credenciou recentemente o Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), da Universidade Federal do Pará (UFPA), para a realização da cirurgia de Implante Coclear, conhecida popularmente como “ouvido biônico”.  Com isso,

twitter Google News

O Ministério da Saúde (MS) credenciou recentemente o Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), da Universidade Federal do Pará (UFPA), para a realização da cirurgia de Implante Coclear, conhecida popularmente como “ouvido biônico”. Com isso, o HUBFS passa a ser a única instituição pública da Região Norte do País a fazer o procedimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

A autorização foi publicada na Portaria 4.065, de 17 de dezembro deste ano, e estabelece recurso anual no montante de R$ 1,1 milhão a ser incorporado ao teto financeiro de Média e Alta Complexidade do Estado do Pará e do Município de Belém. A Portaria considerou deliberações da Comissão Intergestores Bipartite do Estado do Pará e determinou ainda que o Fundo Nacional de Saúde adote as medidas necessárias para a transferência, regular e automática, devendo onerar o Programa de Trabalho Atenção à Saúde da população com procedimentos de média e alta complexidade do Pará.

O Implante Coclear é realizado em pacientes pós-linguais, isto é, que perderam a audição, mas aprenderam a falar e possuem memória auditiva. Trata-se de um dispositivo eletrônico que capta os sons e os transmitem ao cérebro, por eletrodos.

Segundo o professor doutor, José Cláudio Cordeiro, coordenador do projeto de Implante Coclear, que junto com equipe multidisciplinar do Serviço de Otorrinolaringologia do Bettina, perseguiu incessantemente, há três anos, a aprovação do projeto pelo MS tornará real a melhoria na qualidade de vida das pessoas, principalmente as que são carentes. “Com o credenciamento, nosso sonho começa a se tornar realidade. É uma satisfação saber que conseguiremos concretizá-lo, apesar das dificuldades que enfrentamos. Mas ultrapassamos as barreiras e vamos beneficiar pessoas carentes e que têm dificuldades auditivas”, comemora o médico, que também atua como cirurgião durante o implante.

Ele explica que serão realizadas duas cirurgias ao mês, a partir de janeiro de 2011. Depois de um ano de aprovação do projeto, o HUBFS poderá pleitear o aumento na realização das cirurgias junto ao MS. “Vamos contactar com a Universidade Federal de São Paulo, que é nossa parceira no projeto e agendar as próximas cirurgias”.

De acordo com um levantamento do Hospital Bettina Ferro, existem, pelo menos, 28 pessoas aguardando um Implante Coclear no Estado. “Elas estão sendo avaliadas pela nossa equipe multiprofissional, a qual verifica se todos estarão aptos a se submeterem à cirurgia”, afirma.

Ativação – O HUBFS já realizou, em outubro de 2010, duas cirurgias de Implante Coclear com os deficientes auditivos Willian Wallissom Gomes, de 20 anos, de Curuçá, e Luciléia Silva, 32 anos, de Paragominas. Eles tinham surdez profunda e severa bilateral e agora se surpreendem, a cada dia, com a descoberta de um novo mundo dos sons. No mês seguinte, aconteceu a ativação dos aparelhos e foi um sucesso. Luciléia há 14 anos havia perdido por completo sua audição após infecção hospitalar pós-parto. Já com Willian ocorreu em consequência de gripe forte, labirintite e tontura, aos 11 anos. Ambos fazem reabilitação audiológica e auditiva no Bettina. Nelas começam a aprender a ouvir os novos sons.

Implantados - São cerca de 300 mil implantados em todo o mundo. No Brasil, são mais de três mil. Os Estados do País que possuem Centro SUS de Implante Coclear são: Rio Grande do Sul (1 centro), Paraná (2 centros), São Paulo (3 centros na capital, 4 centros no interior), Rio de Janeiro (1 centro), Minas Gerais (4 centros), Distrito Federal, Bahia (1 centro), Pernambuco (1 centro), Rio Grande do Norte (1 centro), Ceará (1 centro) e agora o Pará (primeiro centro na Região Norte).

(As informações são do Hospital Bettina)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias