plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
SAÚDE

Período chuvoso aumenta a proliferação de mosquitos

Apelidados de “carapanã”, os insetos são de várias espécies e podem transmitir doenças, principalmente diante de chuvas intensas, já que se reproduzem na água. Saiba quais são e como se proteger

Imagem ilustrativa da notícia Período chuvoso aumenta a proliferação de mosquitos camera O mosquito Aedes aegypti é o que mais causa preocupação, por transmitir dengue, zika e chikungunya | Foto: Wagner Almeida

O período chuvoso é propício para o aumento da população de mosquitos que passam a circular mais nas áreas urbanas e, consequentemente, dentro das residências. Nesta região do país, de forma geral, as diversas espécies de mosquitos são apelidadas de carapanã e pertencem a uma família de insetos chamada de culicidae, que são habitualmente conhecidos como muriçocas, mosquitos ou pernilongos.

Dentre os mosquitos, estão o Culex e o Aedes aegypti, que são presentes no meio urbano o ano inteiro. Porém, as populações dessas espécies aumentam nesta época justamente por causa das chuvas. É o que explica o especialista em insetos e doutor em Zoologia, Fernando Carvalho, que atua como pesquisador adjunto do Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém.

“Vários fatores contribuem para o aumento da população de mosquitos. No período de chuvas, acumula muita água e a parte do desenvolvimento deles é no ambiente aquático. Isso aumenta a quantidade de larvas. Além disso, as chuvas aumentam a umidade e os insetos dependem de umidade. Eles conseguem ter um deslocamento maior. Tem espécies que no período seco não conseguem sair da mata, mas nesses períodos chuvosos eles saem da mata e conseguem ir para as áreas urbanas”, destaca.

CARACTERÍSTICAS

Somente as fêmeas dos mosquitos alimentam-se do sangue humano. Já os machos buscam néctar ou outras substâncias açucaradas, conforme informou o pesquisador. “Elas precisam de sangue para a maturação dos seus ovos, para se reproduzir”, diz.

Quer mais notícias sobre saúde? Acesse o nosso canal no WhatsApp!

De acordo com o pesquisador, o culex é uma espécie que não representa risco à saúde humana. “Eles têm um aparelho bucal, o sugador, que se assemelha a uma agulha de seringa. Eles inserem nos vasos mais finos do corpo e sugam o sangue. Geralmente atacam do entardecer para a noite. Esse mosquito é marronzinho e se reproduz em água com mais matéria orgânica, uma água mais suja”, pontua Carvalho.

Já o Aedes é preto e possui pintas brancas pelo corpo. As asas são translúcidas. “Geralmente, o Aedes ataca de dia e prefere picar partes mais baixas do corpo, no caso as pernas. Já o culex qualquer pica em qualquer parte. O Aedes prefere (se reproduzir) a água acumulada da chuva e mais limpa. Mesmo que seja um pouco de água, ele consegue. Mas também consegue se reproduzir em águas sujas. Tem que ficar de olho em caixa d’água, calhas, copos descartáveis e pneus”, pontua.

Em casa, a principal forma de combater a proliferação dos mosquitos é eliminando possíveis criadouros, ou seja, estar constantemente mantendo o quintal limpo e sem acúmulo de água. Checar recipientes que podem acumular água como vasos, pneus, calhas e caixa d’água é necessário. E, além disso, para se proteger do mosquito adulto, o pesquisador recomenda o uso de repelentes em adultos e nas crianças. É preciso aplicar o produto principalmente nas pernas, já que o cuidado maior deve ser com o Aedes aegypti, que transmite dengue, zika e chikungunya.

Vários fatores contribuem para o aumento da população de mosquitos. No período de chuvas, acumula muita água e a parte do desenvolvimento deles é no ambiente aquático. Isso aumenta a quantidade de larvas. Além disso, as chuvas aumentam a umidade e os insetos dependem de umidade”. Fernando Carvalho, especialista

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias