plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
PREPARATIVOS

MAB se reúne para discutir mudanças climáticas e COP 30

O Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB) se reuniu em Belém para discutir mudanças climáticas, COP 30 e promover oficina de Arpilleras.

Imagem ilustrativa da notícia MAB se reúne para discutir mudanças climáticas e COP 30 camera A reunião ocorreu neste sábado (02) em Belém. | (Reprodução)

Desde que Belém foi anunciada como sede da COP 30, movimentos sociais começaram a se mobilizar para discutir com mais afinco as mudanças climáticas e a preservação da Amazônia.

Durante a realização da oficina de Arpilleras e do diálogo sobre justiça climática que ocorreu neste sábado (02), no bairro do Jurunas, em Belém, uma ação foi promovida pelo Movimento dos Atingidos Por Barragens (MAB) e fez parte do calendário de lutas do 8M. As peças bordadas produzidas na reunião vão fazer parte da caminhada do dia da mulher em Belém.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

Em entrevista sobre a importância do evento, a líder do coletivo Fênix de Mulheres Jurunense, Ana Claudia Conceição, destacou a realização da COP 30 em Belém: “A COP30 é uma janela de oportunidades desde que nós estejamos qualificadas. A COP vai está nos quatro cantos de Belém. Não que a gente vá entrar naquele momento de conversas oficiais, né? Onde vão estar os presidentes, as pessoas preparadas. Mas nós vamos estar nos bastidores. E para isso, a gente tem que saber receber as pessoas, conversar, falar das nossas problemáticas, o que nós queremos de melhorias”, desse Ana Claudia.

Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp

A inspiração da metodologia das Arpilleras na oficina de bordado proposta pelo MAB veio da experiência de mulheres chilenas, que durante a ditadura militar no país, usavam estopas e panos velhos para registrar os abusos do governo e os nomes dos desaparecidos políticos. Atualmente, as peças de Arpilleras produzidas pelo movimento também denunciam violações de direitos humanos. Mas desta vez, relativo ao uso da água e energia como mercadoria, aos impactos das mudanças climáticas e a vivência das mulheres.

“As mulheres são como água, crescem quando se juntam. É fundamental discutir mudanças climáticas na periferia. E você ouvir mulheres atingidas pelo clima, por empreendimentos que expulsam moradores de suas áreas, ou que causam uma mudança brusca na vida dessas populações, então, ter a oportunidade de ouvir o sentimento dessas mulheres, suas experiências e que resultam em uma peça de bordado tem bastante valor”, pontua Elaine Rodrigues, integrante do MAB.

O Coletivo Fênix de Mulheres Jurunense tem sede na casa da Ana Claudia, ou Claudinha, como é mais conhecida. A organização tornou-se oficial em 2022 e surgiu após a pandemia. Quando as doações de alimentos diminuíram, mas a necessidade e vulnerabilidade de muitas famílias continuou. Como conta a liderança, “fizemos a distribuição de cestas para 475 famílias durante o ano de 2020 e 2021. Acho que no final de 2021, começaram a cessar as doações. Então, como eu tinha muita afinidade com todas as famílias. Eu fiquei triste porque eu não tive mais como ajudá-las e fiquei muito preocupada com algumas mulheres. Ai, mais ou menos, em novembro de 2021, eu chamei algumas mulheres com quem eu tinha mais afinidade, e perguntei se elas topavam vir aqui para casa, sendo que eu não tinha nada para oferecer a não ser um abraço e um copo com água, um carinho e foi assim que começou o nosso coletivo. Começou com 3 e hoje somos 30”, finaliza Claudinha

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias