plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
DESENVOLVIMENTO NA AMAZÔNIA

CODEC discute investimentos com empresa de cachaça de Jambu

A CODEC recebeu nesta segunda-feira (11) o sócio e diretor da fábrica de bebidas à base de Jambu com o intuito de aproximar a instituição e os produtores da bebida

Imagem ilustrativa da notícia CODEC discute investimentos com empresa de cachaça de Jambu camera A reunião discutiu, entre outros assuntos, a geração de emprego e renda no setor de bebidas. | (Divulgação)

A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) recebeu, nesta segunda-feira (11), o sócio diretor da fábrica de bebidas à base de jambu, Omilton Quaresma e o gerente geral do Banco da Amazônia (BASA), unidade Presidente Vargas, Giovane Rodrigues, com intuito de aproximar a instituição financeira, do investidor, a ação faz parte das estratégicas desenvolvidas pela CODEC junto às empresas que obtém o apoia da Companhia.

Situada no município de Abaetetuba, no Pará, há oito anos, a fábrica de bebidas pretende ampliar os negócios no Estado e buscou orientação técnica da CODEC para conhecer os atrativos disponibilizados pelo Governo do Estado. Além de atração de novas empresas, a CODEC também apoia empresas que já estão no mercado paraense.

“Emprego que é gerado por empresas de fora é igual a emprego gerado por investimentos que já existem aqui no Pará, todos trazem geração de emprego e renda, então cabe justamente na finalidade desta Companhia, ainda mais se tratando de um produto como esse, que tem todo um apelo de sustentabilidade, envolvendo biotipos amazônicos, qualidade superior, tudo que o nosso governador vem priorizando e que é estratégia do nosso de governo”, detalhou o Diretor de Atração de Investimentos e Negócios da CODEC, Manoel Ibiapina.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

A Companhia tem como objetivo atrair e estimular a consolidação de investimentos produtivos para promover o desenvolvimento econômico e sustentável do Pará e tem como foco o fomento às atividades produtivas no Estado, oferecendo diversas ferramentas de estímulo ao investidor de fora e aos genuinamente paraenses como a aproximação com agências de financiamento, orientação logística e jurídica, monitorar o incentivo fiscal do Governo do Estado, além de, junto ao investidor, desenvolver as estratégias de mercado.

Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp

Para o gerente de geral do BASA, a relação de aproximação entre a instituição e o Governo do Estado, traz um resultado positivo para a instituição, para o empresário mas também traz estímulo de emprego e renda no Pará.

“A parceria entre as instituições tem um grande propósito que é o desenvolvimento socioeconômico da região Norte, amazônica. Não dá psra se pensar, apenas, em operações de crédito, sem pensar no impacto social que essa empresa vai atingir, na geração de emprego, e essa empresa acaba gerando emprego naquela comunidade onde está localizado a fábrica, com isso, é possível dizer que o banco foi relevante para a vida de várias pessoas naquela região” destacou o gerente do BASA.

Com perspectiva de crescimento, o empresário tem buscado alternativas para desenvolver ainda mais sua fábrica de bebidas, que atualmente gera emprego direto e indireto à cerca de 300 pessoas em Abaetetuba e conheceu o trabalho da Codec.

“A bebida Indiazinha, é um resgate histórico e cultural da produção de cachaça de alambique, que ocorreu no século passado na cidade de Abaetetuba, que teve a região do baixo Tocantins, muito forte nesse setor de produção. Então nós modernizamos essa forma de produzir, com o que há de mais moderno e tecnológico do mercado e buscamos introduzir produtos de estímulo amazônico, onde, dentre o açai, o guaraná, nós temos como carro chefe a produção de bebida com jambu. Hoje eu diria que, depois do açaí, é o segundo produto de maior identidade do Estado do Pará e é fundamental o apoio da CODEC, para que a gente consiga elevar os produtos da Amazônia para todo o país”, completou o sócio.

Com sabor que causa dormência, a cachaça de jambu tem ganhado, cada vez mais, espaço no cenário nacional. A empresa já produz cerca de 400 mil unidades da bebida, por mês, que são distribuídas no Pará e outros estados do Brasil, como São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Toda produção da cachaça Indiazinha é realizada de forma sustentável, afirma o dono da empresa ‘Nós temos desde os canaviais, até jambuzais, o excedente da nossa produção, provém de produtores da região de agricultura familiar, então nunca foi tirado um pé de árvore, tanto para plantar cana, que foi plantada em áreas de pastagem de gado, quanto para os jambuzais, que os produtores já cultivavam hortaliças, e agora eles estão dando mais ênfase ao jambu, que é para nos atender também”, explicou Omilton Quaresta.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias