plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
CULTURA

Evento de Indústrias Criativas recebe visita de ministros

Ministros do Brasil e da Argentina, Margareth Menezes e Tristán Bauer, participaram da maior feira de economia criativa da América Latina

Imagem ilustrativa da notícia Evento de Indústrias Criativas recebe visita de ministros camera Ministros participaram de parte da programação | (Wagner Almeida)

A 3ª edição do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR), que ocorre no Hangar Centro de Convenções, em Belém, contou ontem (9) com a visita dos ministros da Cultura do Brasil e da Argentina, Margareth Menezes e Tristán Bauer, respectivamente.

O evento cultural, que ocorre até o próximo dia 12, é realizado pela primeira vez na Amazônia. Além de promover a cultura brasileira nacional e internacionalmente, por meio do apoio dos setores criativos, assim como consolidar empreendimentos e profissionalizar empreendedores culturais, o evento também abrange atividades de negócios, formação e cultura, e oferece oportunidades de negociação e apresentações artísticas.

Nesta edição, a Argentina é o país convidado. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, destacou que o convite para a Argentina é uma retribuição à participação brasileira no Mercado das Indústrias Criativas da Argentina (MICA), em junho deste ano, na cidade de Buenos Aires.

Conteúdos relacionados

Junto ao ministro Tristán Bauer, a ministra brasileira visitou os estandes dos expositores, contemplou o showcase de moda (desfile), e comentou sobre a importância de realizar a maior feira de economia criativa da América Latina em Belém.

“É a terceira vez que se realiza aqui no Brasil e nós trouxemos para cá, primeiro pela descentralização mesmo, né? No sentido de fomentar a política da economia criativa em todo o país. Outra, se dá pelo fato também de que o presidente Lula tem congregado a todos para vir conhecer a Amazônia e Belém está nesse momento. Então, a maneira da gente unir útil ao agradável foi promover esse encontro de compradores e vendedores por assim dizer. Esse encontro das economias criativas da cultura da Amazônia”.

Quer saber mais sobre as notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

De acordo com o governo federal, das 260 vagas, 99 foram preenchidas por participantes do interior dos estados, dos quais 78 são vendedores e 21 compradores, com 24 das 27 unidades federativas sendo contempladas.

Artesanato

Dentre os participantes, o artesão abaetetubense Marcelo Vaz, de 39 anos, expunha suas peças em miriti, que iam desde luminárias à fruteiras com formas geométricas e movimentos que faziam alusão às encantarias amazônicas, como a Boiúna, a mítica cobra-grande que vive no fundo dos lagos e rios da Amazônia.

Segundo ele, participar do MICBR 2023 é uma oportunidade única para fazer contatos e divulgar ainda mais o seu trabalho.

“Sou de uma família de origem ribeirinha e, desde a infância, o miriti está ali presente no cotidiano, no artesanato, como prática de sobrevivência também. Então, participar aqui como expositor, contribui muito porque vai além de comercializar, mas de vivenciar boas oportunidades e fazer contatos. Já até recebi convites aqui para expor tudo neste mês e, mesmo que não ocorra porque é tudo muito para ontem, os contatos já estão feitos. Então, está sendo uma boa oportunidade!”, ressaltou.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias