plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
IMUNIZAÇÃO INFANTIL

Pará vai ter 248 mil doses de vacina da Pfizer para crianças

Previsão é que a remessa de imunizantes para crianças de 5 a 11 anos, com 1,2 milhão de doses, chegue ao Brasil nesta quinta. Expectativa é que sejam enviadas ao Estado nos próximos dias, referentes aos primeiros lotes

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Pará vai ter 248 mil doses de vacina da Pfizer para crianças camera A Anvisa autorizou o uso da vacina da Pfizer para crianças entre 5 e 11 anos no dia 16 de dezembro do ano passado | Ascom/Fiocruz

O Pará vai receber nos próximos dias cerca de 248 mil doses pediátricas da vacina da Pfizer. A previsão é que o primeiro lote de imunizantes para crianças de 5 a 11 anos, com 1,2 milhão de doses, chegue ao Brasil nesta quinta-feira, 13. O Estado do Pará vai receber 4,99% do total deste primeiro lote, ou 62 mil doses. Os dois próximos lotes chegam nos dias 20 e 27 com 3,7 milhões de doses e caberá ao Pará 186 mil doses. A distribuição das doses é feita pelo critério populacional, segundo informa o Ministério da Saúde, que fará a distribuição das vacinas.

Em fevereiro, a expectativa é que a Pfizer entregue mais 7,2 milhões de doses e em março mais 8,4 milhões de imunizantes, informa o Ministério da Saúde. Desses dois lotes, o Pará vai receber 778 vacinas, o que é suficiente para completar o esquema vacinal para as crianças, que também é composto por duas doses com intervalo de oito semanas.

Leia também:

Covid: Helder cancela agenda após filhos testarem positivo

Aumento no preço da gasolina chega aos postos do Pará

O Ministério da Saúde ressalta que as vacinas passam por um rigoroso processo de qualidade para garantir a integridade dos imunizantes. “Após todas as etapas, os lotes são enviados às unidades federativas de forma proporcional e equivalente, considerando a quantidade de crianças de cada ente federado. Até o momento, o único imunizante aprovado pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicação nesse público é o da farmacêutica Pfizer”, reforça nota do Ministério da Saúde.

Grupo

A dose comprada para crianças é específica para esse grupo, com um terço do insumo normal. Um estudo mostrou 90,7% de eficácia contra casos sintomáticos nas crianças. A chegada das vacinas coincide com a preocupação crescente sobre casos de Covid-19 em crianças, em meio ao aumento geral do contágio no Brasil nas últimas semanas.

A Anvisa autorizou o uso da vacina da Pfizer para crianças entre 5 e 11 anos no dia 16 de dezembro do ano passado. O Ministério da Saúde incluiu as crianças no Plano Nacional de Imunização (PNI) no dia 4 de janeiro.

Na semana passada, mediante a falta de informações sobre a quantidade de vacinas pediátricas adquiridas pelo governo federal, o governador Helder Barbalho garantiu que, caso a quantidade de imunizantes a ser enviada pelo Ministério da Saúde não seja suficiente para a população de crianças de 5 a 11 anos, o Governo do Pará pretende adquirir as doses necessárias para atender a esse público.

“O Estado terá vacinas suficientes para atender a este público. Os pais que desejam vacinar seus filhos podem ficar tranquilos”, disse o governador. Helder lembrou que o Pará foi o Estado que mais comprou vacinas para as outras faixas etárias, “e não será diferente agora, quando chegou o momento de proteger a vida das crianças”.

Embora a Covid-19 tenha se mostrado, até o momento, menos grave em crianças, ainda não se sabe como a variante Ômicron, mais transmissível, pode afetar esse grupo.

Saiba mais

Desde o início da pandemia, o Ministério da Saúde contabilizava 308 mortes entre crianças nessa faixa etária entre 5 e 11 anos. Pediatras se preocupam ainda com a chamada “covid longa’’, que são as sequelas que permanecem após a recuperação da doença e podem afetar também crianças recuperadas.

Na semana passada o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) dos Estados Unidos publicou um estudo que mostra o maior número já registrado de infecções por Covid-19 em crianças de 4 anos ou menos, faixa etária ainda não elegível para vacinação naquele país, que, assim como o Brasil, só comporta crianças acima de 5 anos.

Considerando a média de 600 mil casos diários registrados nos Estados Unidos, um em cada cinco tem sido em crianças, de acordo com o estudo do CDC. As autoridades americanas voltaram a pedir que pais levem as crianças para serem imunizadas. Menos de 20% na faixa entre 5 e 11 anos tomou uma dose naquele país, embora as doses estejam disponíveis desde dezembro.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias