plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
CASA & CONSTRUÇÃO

Chuva forte e ventania: como se livrar dos prejuízos no telhado

Ter o telhado arrancado com a força das ventanias está se tornando cada dia mais comum na capital paraense.

Imagem ilustrativa da notícia Chuva forte e ventania: como se livrar dos prejuízos no telhado camera Casa precisou de novas telhas após ventania | Kleberson Santos

O período de ventos fortes que antecedem a chegada do inverno amazônico é também de prejuízos para muita gente que em Belém vêm sido vítima das ventanias. Ter o telhado arrancado com a força das ventanias está se tornando cada dia mais comum.

E essa situação ocorreu na casa do senhor José Domingos, aposentado de 64 anos, que teve perda total de sua estrutura no ultimo dia 15 de outubro em razão de uma forte ventania.

Em cima da casa, profissional faz os retoques necessários
📷 Em cima da casa, profissional faz os retoques necessários |/Kleberson Santos
Uma atracação no concreto e na frecha ajudam a garantir estabilidade ao telhado
📷 Uma atracação no concreto e na frecha ajudam a garantir estabilidade ao telhado |/Kleberson Santos
Estrutura precisou ser reforçada com mais pernamancas e ripões
📷 Estrutura precisou ser reforçada com mais pernamancas e ripões |/Kleberson Santos

"Foi um prejuízo de quase seis mil reais já que além do meu telhado tive de pagar os prejuízos na casa dos vizinhos. O telhado e a parte elétrica de duas casas foram danificados", disse ele que se sentiu aliviado já que os danos foram apenas materiais.

"Graças a Deus ninguém foi atingido. Assim que o problema ocorreu corri com os vizinhos para ver se ninguém se machucou e já no outro dia tudo já estava sendo resolvido", salientou Domingos.

REFORÇO

Seu Domingos atribui os danos ao trabalho que não foi bem feito pelo profissional anterior que fez uma estrutura com baixa qualidade.

"Ele apenas pregou, mas não afixou e a pressão do vento fez com que o telhado todinho se desprendesse e voasse", informou, lembrando que tentou cobrar o responsável, mas sem sucesso.

Após o ocorrido, o proprietário da casa procurou um outro profissional, o pedreiro, carpinteiro, encanador e ferreiro Nonato Botelho, que trabalha no ramo de construção há 30 anos. Para garantir que um problema como esse não voltasse a acontecer teve de utilizar outras opções de peças para reforçar o novo telhado.

Em entrevista à reportagem, ele deu algumas dicas de como proceder.

ASSISTA!

Pedreiro Nonato Botelho é especialista em reforma e reforço de telhados
📷 Pedreiro Nonato Botelho é especialista em reforma e reforço de telhados |/Kleberson Santos

O que ocorreu na residência localizada no bairro do Jurunas também já foi sentido recentemente por moradores de bairros como o Curió-Utinga e distrito de Icoaraci.

De acordo com a meteorologia, chuvas fortes e ventanias serão cada vez mais comuns nos próximos meses e por isso os cuidados devem ser redobrados antes e também depois desse tipo de sinistro.

Procure ajuda!

Acionar a Defesa Civil Municipal em caso de abalo na estrutura da casa, um profissional especializado em reparo de telhados, com o intuito de evitar quedas e acidentes e procurar a concessionária de energia em caso de desligamentos e queda da fiação elétrica são as melhores opções.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias