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PANDEMIA

Atendimento presencial no INSS terá de ser reagendado pelos segurados

Antes previstos para a última segunda-feira (3), os atendimentos presenciais nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) do Pará foram adiados para o dia 24 deste mês, conforme a Portaria Conjunta n° 36 da Secretaria Especial de Previdência

Imagem ilustrativa da notícia Atendimento presencial no INSS terá de ser reagendado pelos segurados camera O prédio da Gerência Executiva do INSS em Belém continua com todas as atividades suspensas | Mauro Ângelo

Antes previstos para a última segunda-feira (3), os atendimentos presenciais nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) do Pará foram adiados para o dia 24 deste mês, conforme a Portaria Conjunta n° 36 da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. Até lá, os contatos terão de continuar de forma remota, por meio de computador, aplicativos para celulares e ligação telefônica. Esta é a terceira mudança de data feita pelo órgão para atendimento presencial no Estado, a fim de buscar a consolidação de protocolos que evitem aglomeração nos prédios da instituição.

De acordo com o chefe do Serviço de Atendimento do INSS Belém, Geovani Spiecker, as unidades estão na fase de preparação para este retorno, com sinalização dos prédios e montagem de protocolos para atendimento sem aglomeração em serviços que precisam ser feitos exclusivamente de forma presencial, como perícia médica, por exemplo. “Essa construção fez com que as datas de retorno fossem modificadas. Agora temos uma data mais plausível, já existe um protocolo bem mais estável, muitos órgãos já estão retornando as atividades presenciais e chegou a hora da gente fazer nossa parte”, afirmou.

Quem estava com atendimento presencial agendado para o início desta semana viu a sua reserva ser cancelada pelo INSS. Para evitar grande procura e uma insatisfação maior por parte do público, foram enviadas mensagens de texto (SMS) aos números de celular dos cadastrados para comunicar o adiamento da data de reabertura. A medida parece ter dado certo. Em frente ao prédio da Gerência Executiva do INSS, localizado no bairro de Nazaré, em Belém, o movimento de pessoas que buscam atendimento era praticamente zero na manhã de ontem. Enquanto a equipe do DIÁRIO esteve no local, apenas um homem passouem busca de informações.

Geovani Spiecker disse que ainda não é possível fazer novos agendamentos, pois a instituição faz o levantamento das datas e as capacidades de atendimentos diários em cada unidade do INSS. “Temos premissas básicas com retorno gradual e seguro de acordo com a capacidade que tenho de atendimento e preparação das unidades. Se (agência do INSS) estiver preparada, já estará autorizada a fazer o retorno. Essas informações serão divulgadas no site do INSS e poderá ser possível fazer o agendamento, caso o serviço esteja disponível na agência”, explicouo chefe do serviço de atendimento do INSS Belém.

A confirmação de retomada das atividades presenciais nos postos do INSS poderá ser consultada no site da instituição www.inss.gov.br. Um painel de informações vai avisar quando as atividades retornarão e com quais serviços oferecidos. Com esta confirmação, apenas os atendimentos agendados serão realizados.

Quem for a um prédio do INSS sem a referida reserva de data será impedido de entrar no local. Para fazer este agendamento, os segurados e beneficiários possuem três caminhos: no computador, via internet, pelo site gov.br/meuinss; pelos celulares Android ou IOS, baixando o aplicativo “Meu INSS”; e ainda pela central telefônica 135. Além disso, cada unidade também está realizando atendimento pelo telefone fixo, com o número disponibilizado em frente as agências, caso o segurado vá até o local e encontre o prédio fechado.

REMOTO

Mesmo depois da retomada do atendimento presencial, Geovani Spiecker destacou que o atendimento de forma remota continuará disponível. “Tivemos uma grande simplificação de requerimentos, simplificação nas autenticações de documentos como certidão de nascimento, casamento e óbito. Basta digitalizar no aplicativo ou site, atestados médicos, procuração emitida em cartório e fazemos a análise do direito. A pandemia pegou todo mundo de surpresa, mas isso passa pelo público externo e servidor também. Para a retomada vamos oferecer alguns serviços agendados que são necessários. Inicialmente apenas estes, os demais permanecem deforma remota”, finalizou.

SERVIÇOS DISPONÍVEIS

- Aposentadoria por Idade ou por tempo de contribuição;

- Salário maternidade;

- Pensão por morte e auxílio-doença;

- Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal;

- Certidão de tempo de contribuição;

- Alterar local ou meio de pagamento e cadastrar ou renovar procuração ou representante;

- Solicitar pagamento de benefício não recebido e benefícios assistenciais;

- Recurso e revisão.

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