plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
DECISÃO

Mosqueiro: lojas de conveniência só até às 23h

O juizado do distrito de Mosqueiro, em Belém, determinou que as lojas de conveniência situadas na ilha encerrem suas atividades às 23 horas nos dias 31 de julho e 01 e 02 de agosto e permaneçam fechadas até as 7 horas da manhã do dia seguinte.A decisão

Imagem ilustrativa da notícia Mosqueiro:
lojas de conveniência só até às 23h camera A movimentação em Mosqueiro no último dia 26 | Ricardo Amanajas/Diário do Pará

O juizado do distrito de Mosqueiro, em Belém, determinou que as lojas de conveniência situadas na ilha encerrem suas atividades às 23 horas nos dias 31 de julho e 01 e 02 de agosto e permaneçam fechadas até as 7 horas da manhã do dia seguinte.

A decisão foi proferida pelo juiz titular da Vara Distrital, José Torquato Araújo de Alencar, na sexta-feira (31).

Caso descumpram a determinação, os estabelecimentos devem pagar multa de 10 mil reais.

A decisão atende a uma a uma ação civil pública com pedido de liminar de tutela de urgência, ajuizada pelo Ministério Público estadual, que justificou o pedido de fechamento em razão de Mosqueiro ter recebido um número expressivo de visitantes no último final de semana, e apesar do empenho dos órgãos de segurança pública, não respeitaram as normas que visam proteger as pessoas da contaminação por coronavírus, tais como o afastamento mínimo de 1 metro e o uso de máscaras, e se aglomeraram ao longo da Avenida Beira Mar, nas praias do Murubira, Chapéu Virado e Farol, bem como na Praça da Matriz e na Vila do Mosqueiro.

Além do desrespeito à saúde, o Ministério Público também alega que houve desrespeito ao meio ambiente, com a poluição sonora e o descarte inadequado de lixo pelas praias e ruas feito pelos visitantes, que foi objeto de reclamações por parte de moradores do distrito.

O fechamento das lojas de conveniência às 23 horas é uma das estratégias da operação Hipocampo, que ocorre na ilha nos dias 31 de julho, 01 e 02 de agosto, em decorrência dos fatos relatados na ação civil pública, e integra os órgãos que compõem o sistema de segurança pública no combate à poluição sonora e outros abusos praticados na orla de Mosqueiro.

Participam da operação o Juizado da Infância e Juventude da Vara Distrital por meio dos agentes de proteção do Comissariado, além da Polícia Militar (PMPA), Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Ministério público estadual, Conselho Tutelar e outros órgãos.

A operação também prevê outros procedimentos, como o fechamento de vias do distrito.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias